Acirramento da concorrência é normal em mercado disputado como o brasileiro. Na tradicional avaliação dos números anuais divididos por categorias e que analiso desde 1999, houve poucas modificações. Apenas duas alterações de liderança: Mustang passou o BMW M2 e os BMW X5/X6 superaram o Cayenne por uma diferença de apenas 13 unidades ao longo de 2024.
Em posições intermediárias houve disputas acirradas: Onix x HB20; City x Dolphin (cujas vendas só começaram no segundo semestre); Tracker x Creta; Renegade x HR-V x Fastback. Outros líderes permaneceram sob forte pressão: Compass x Corolla Cross; Toro x Hilux (esta imbatível entre picapes não monobloco); X5/X6 x Cayenne. Alguns, entretanto, aparecem como líderes históricos: Corolla, 911 e Strada.
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A presença de marcas chinesas subiu em alguns segmentos e promete se ampliar em 2025, todavia concentrada em nichos de elétricos e híbridos plugáveis, especialmente da BYD e GWM. O Seal é um exemplo com nada menos de 81% de participação entre os sedãs grandes que, no entanto, somaram apenas 4.364 unidades no total ou simbólico 0,2% do mercado de veículos leves.
Mudanças ocorrerão com avanço dos chamados híbridos básicos (ou semi-híbridos) que, facilmente, serão maioria no segmento que inclui híbridos plenos e plugáveis. Sedãs compactos e médios continuarão em trajetória descendente, enquanto SUVs de diferentes portes manterão crescimento. Exemplo é o Corolla Cross ter superado a versão sedã pela primeira vez no ano passado. E se repetiu entre X1 e Série 3. Já vendas de elétricos tendem a estagnar ou crescer bem pouco.
Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas em 16 categorias. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (poucas opções) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos dentro dos segmentos. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
Hatch subcompacto: O segmento é liderado pelo Mobi, seguido pelo Kwid e pelo Dolphin Mini. Confira os números:
Hatch compacto: Polo mantém a liderança, com Onix e HB20/X disputando as posições seguintes. Veja os dados:
Sedã compacto: O Onix Plus segue firme na liderança, enquanto Cronos e HB20S completam o pódio. Confira:
Sedã médio-compacto: Corolla domina amplamente, com Sentra e King ocupando as posições seguintes. Números abaixo:
Sedã médio-grande: O BMW Série 3/4 mantém a liderança tranquila, à frente do Mercedes Classe C e do Audi A5:
Sedã grande: O Seal elétrico domina o segmento, seguido por Panamera e Taycan:
Esportivo: O Mustang se destaca, superando o BMW M2 e o Camaro. Veja os resultados:
Esporte: O Porsche 911 continua na liderança, à frente do 718 Boxster/Cayman e do Corvette:
SUV compacto: O T-Cross assume a liderança, com Tracker e Creta disputando as posições seguintes. Confira os números:
SUV médio-compacto: Compass enfrenta forte concorrência, seguido de perto pelo Corolla Cross e Tiggo 7:
SUV médio-grande: Song Plus/Pro lidera, com H6 e SW4 completando as primeiras posições:
SUV grande: BMW X5/X6 vence por uma margem apertada, seguido pelo Cayenne e XC90:
Picape pequena: A Strada mantém sua hegemonia, bem à frente da Saveiro e da Montana:
Picape média (carga 1.000 kg): Toro ainda lidera, mas a disputa com Hilux é acirrada. Ranger aparece em terceiro:
Híbridos: Song Plus/Pro lidera o segmento com folga, seguido pelo H6 e pelo Corolla Cross:
Elétricos: Dolphin domina o mercado, seguido pelo Dolphin Mini e Ora 03: