Modelos mais vendidos em 2024 apontam para mudanças este ano

Acirramento da concorrência marca 2024, com liderança de tradicionais e avanço das marcas chinesas em segmentos estratégicos.

Concessionária Caoa Chery
Foto: CAOA Chery/Divulgação

Acirramento da concorrência é normal em mercado disputado como o brasileiro. Na tradicional avaliação dos números anuais divididos por categorias e que analiso desde 1999, houve poucas modificações. Apenas duas alterações de liderança: Mustang passou o BMW M2 e os BMW X5/X6 superaram o Cayenne por uma diferença de apenas 13 unidades ao longo de 2024.

Em posições intermediárias houve disputas acirradas: Onix x HB20; City x Dolphin (cujas vendas só começaram no segundo semestre); Tracker x Creta; Renegade x HR-V x Fastback. Outros líderes permaneceram sob forte pressão: Compass x Corolla Cross; Toro x Hilux (esta imbatível entre picapes não monobloco); X5/X6 x Cayenne. Alguns, entretanto, aparecem como líderes históricos: Corolla, 911 e Strada.

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A presença de marcas chinesas subiu em alguns segmentos e promete se ampliar em 2025, todavia concentrada em nichos de elétricos e híbridos plugáveis, especialmente da BYD e GWM. O Seal é um exemplo com nada menos de 81% de participação entre os sedãs grandes que, no entanto, somaram apenas 4.364 unidades no total ou simbólico 0,2% do mercado de veículos leves.

Mudanças ocorrerão com avanço dos chamados híbridos básicos (ou semi-híbridos) que, facilmente, serão maioria no segmento que inclui híbridos plenos e plugáveis. Sedãs compactos e médios continuarão em trajetória descendente, enquanto SUVs de diferentes portes manterão crescimento. Exemplo é o Corolla Cross ter superado a versão sedã pela primeira vez no ano passado. E se repetiu entre X1 e Série 3. Já vendas de elétricos tendem a estagnar ou crescer bem pouco.

Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas em 16 categorias. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (poucas opções) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos dentro dos segmentos. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Hatch subcompacto: O segmento é liderado pelo Mobi, seguido pelo Kwid e pelo Dolphin Mini. Confira os números:

  1. Mobi, 46%;
  2. Kwid, 38%;
  3. Dolphin Mini, 15%.

Hatch compacto: Polo mantém a liderança, com Onix e HB20/X disputando as posições seguintes. Veja os dados:

  1. Polo, 26%;
  2. Onix, 18,3%;
  3. HB20/X, 18,1%;
  4. Argo, 17%;
  5. Yaris, 5%;
  6. C3, 4%;
  7. 208, 3,3%;
  8. City, 2,9%;
  9. Dolphin, 2,8%;
  10. Ora 03, 1%.

Sedã compacto: O Onix Plus segue firme na liderança, enquanto Cronos e HB20S completam o pódio. Confira:

  1. Onix Plus, 26%;
  2. Cronos, 19%;
  3. HB20S, 17%;
  4. Virtus, 14%;
  5. Yaris, 10%;
  6. City, 7%;
  7. Versa, 5%;
  8. Logan, 2%.

Sedã médio-compacto: Corolla domina amplamente, com Sentra e King ocupando as posições seguintes. Números abaixo:

  1. Corolla, 68%;
  2. Sentra, 11%;
  3. King, 9%.

Sedã médio-grande: O BMW Série 3/4 mantém a liderança tranquila, à frente do Mercedes Classe C e do Audi A5:

  1. BMW Série 3/4, 67%;
  2. Mercedes Classe C, 19%;
  3. Audi A5, 5%.

Sedã grande: O Seal elétrico domina o segmento, seguido por Panamera e Taycan:

  1. Seal, 81%;
  2. Panamera, 7%;
  3. Taycan, 5%.

Esportivo: O Mustang se destaca, superando o BMW M2 e o Camaro. Veja os resultados:

  1. Mustang, 58%;
  2. BMW M2, 22%;
  3. Camaro, 26%.

Esporte: O Porsche 911 continua na liderança, à frente do 718 Boxster/Cayman e do Corvette:

  1. 911, 50%;
  2. 718 Boxster/Cayman, 40%;
  3. Corvette, 3%.

SUV compacto: O T-Cross assume a liderança, com Tracker e Creta disputando as posições seguintes. Confira os números:

  1. T-Cross, 13%;
  2. Tracker, 11,1%;
  3. Creta, 11%;
  4. Kicks, 10%;
  5. Nivus, 9%;
  6. Renegade, 8,6%;
  7. HR-V, 8%;
  8. Fastback, 7,7%;
  9. Pulse, 6%;
  10. Tiggo 5x, 5%;
  11. Duster, 4%.

SUV médio-compacto: Compass enfrenta forte concorrência, seguido de perto pelo Corolla Cross e Tiggo 7:

  1. Compass, 28%;
  2. Corolla Cross, 27%;
  3. Tiggo 7, 17%.

SUV médio-grande: Song Plus/Pro lidera, com H6 e SW4 completando as primeiras posições:

  1. Song Plus/Pro, 22%;
  2. H6, 18%;
  3. SW4, 14%.

SUV grande: BMW X5/X6 vence por uma margem apertada, seguido pelo Cayenne e XC90:

  1. BMW X5/X6, 19,5%;
  2. Cayenne, 19,3%;
  3. XC90, 12%.

Picape pequena: A Strada mantém sua hegemonia, bem à frente da Saveiro e da Montana:

  1. Strada, 56%;
  2. Saveiro, 24%;
  3. Montana, 13%.

Picape média (carga 1.000 kg): Toro ainda lidera, mas a disputa com Hilux é acirrada. Ranger aparece em terceiro:

  1. Toro, 24%;
  2. Hilux, 22%;
  3. Ranger, 14%.

Híbridos: Song Plus/Pro lidera o segmento com folga, seguido pelo H6 e pelo Corolla Cross:

  1. Song Plus/Pro, 24%;
  2. H6, 20%;
  3. Corolla Cross, 15%.

Elétricos: Dolphin domina o mercado, seguido pelo Dolphin Mini e Ora 03:

  1. Dolphin, 34%;
  2. Dolphin Mini, 24%;
  3. Ora 03, 10%.