Acirramento da concorrência é normal em mercado disputado como o brasileiro. Na tradicional avaliação dos números anuais divididos por categorias e que analiso desde 1999, houve poucas modificações. Apenas duas alterações de liderança: Mustang passou o BMW M2 e os BMW X5/X6 superaram o Cayenne por uma diferença de apenas 13 unidades ao longo de 2024.
Em posições intermediárias houve disputas acirradas: Onix x HB20; City x Dolphin (cujas vendas só começaram no segundo semestre); Tracker x Creta; Renegade x HR-V x Fastback. Outros líderes permaneceram sob forte pressão: Compass x Corolla Cross; Toro x Hilux (esta imbatível entre picapes não monobloco); X5/X6 x Cayenne. Alguns, entretanto, aparecem como líderes históricos: Corolla, 911 e Strada.
Veja Também
⇒ Os carros mais vendidos no acumulado do ano de 2024
⇒ Os SUVs mais vendidos em 2024
A presença de marcas chinesas subiu em alguns segmentos e promete se ampliar em 2025, todavia concentrada em nichos de elétricos e híbridos plugáveis, especialmente da BYD e GWM. O Seal é um exemplo com nada menos de 81% de participação entre os sedãs grandes que, no entanto, somaram apenas 4.364 unidades no total ou simbólico 0,2% do mercado de veículos leves.
Mudanças ocorrerão com avanço dos chamados híbridos básicos (ou semi-híbridos) que, facilmente, serão maioria no segmento que inclui híbridos plenos e plugáveis. Sedãs compactos e médios continuarão em trajetória descendente, enquanto SUVs de diferentes portes manterão crescimento. Exemplo é o Corolla Cross ter superado a versão sedã pela primeira vez no ano passado. E se repetiu entre X1 e Série 3. Já vendas de elétricos tendem a estagnar ou crescer bem pouco.
Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas em 16 categorias. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (poucas opções) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos dentro dos segmentos. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
Hatch subcompacto: O segmento é liderado pelo Mobi, seguido pelo Kwid e pelo Dolphin Mini. Confira os números:
- Mobi, 46%;
- Kwid, 38%;
- Dolphin Mini, 15%.
Hatch compacto: Polo mantém a liderança, com Onix e HB20/X disputando as posições seguintes. Veja os dados:
- Polo, 26%;
- Onix, 18,3%;
- HB20/X, 18,1%;
- Argo, 17%;
- Yaris, 5%;
- C3, 4%;
- 208, 3,3%;
- City, 2,9%;
- Dolphin, 2,8%;
- Ora 03, 1%.
Sedã compacto: O Onix Plus segue firme na liderança, enquanto Cronos e HB20S completam o pódio. Confira:
- Onix Plus, 26%;
- Cronos, 19%;
- HB20S, 17%;
- Virtus, 14%;
- Yaris, 10%;
- City, 7%;
- Versa, 5%;
- Logan, 2%.
Sedã médio-compacto: Corolla domina amplamente, com Sentra e King ocupando as posições seguintes. Números abaixo:
- Corolla, 68%;
- Sentra, 11%;
- King, 9%.
Sedã médio-grande: O BMW Série 3/4 mantém a liderança tranquila, à frente do Mercedes Classe C e do Audi A5:
- BMW Série 3/4, 67%;
- Mercedes Classe C, 19%;
- Audi A5, 5%.
Sedã grande: O Seal elétrico domina o segmento, seguido por Panamera e Taycan:
- Seal, 81%;
- Panamera, 7%;
- Taycan, 5%.
Esportivo: O Mustang se destaca, superando o BMW M2 e o Camaro. Veja os resultados:
- Mustang, 58%;
- BMW M2, 22%;
- Camaro, 26%.
Esporte: O Porsche 911 continua na liderança, à frente do 718 Boxster/Cayman e do Corvette:
- 911, 50%;
- 718 Boxster/Cayman, 40%;
- Corvette, 3%.
SUV compacto: O T-Cross assume a liderança, com Tracker e Creta disputando as posições seguintes. Confira os números:
- T-Cross, 13%;
- Tracker, 11,1%;
- Creta, 11%;
- Kicks, 10%;
- Nivus, 9%;
- Renegade, 8,6%;
- HR-V, 8%;
- Fastback, 7,7%;
- Pulse, 6%;
- Tiggo 5x, 5%;
- Duster, 4%.
SUV médio-compacto: Compass enfrenta forte concorrência, seguido de perto pelo Corolla Cross e Tiggo 7:
- Compass, 28%;
- Corolla Cross, 27%;
- Tiggo 7, 17%.
SUV médio-grande: Song Plus/Pro lidera, com H6 e SW4 completando as primeiras posições:
- Song Plus/Pro, 22%;
- H6, 18%;
- SW4, 14%.
SUV grande: BMW X5/X6 vence por uma margem apertada, seguido pelo Cayenne e XC90:
- BMW X5/X6, 19,5%;
- Cayenne, 19,3%;
- XC90, 12%.
Picape pequena: A Strada mantém sua hegemonia, bem à frente da Saveiro e da Montana:
- Strada, 56%;
- Saveiro, 24%;
- Montana, 13%.
Picape média (carga 1.000 kg): Toro ainda lidera, mas a disputa com Hilux é acirrada. Ranger aparece em terceiro:
- Toro, 24%;
- Hilux, 22%;
- Ranger, 14%.
Híbridos: Song Plus/Pro lidera o segmento com folga, seguido pelo H6 e pelo Corolla Cross:
- Song Plus/Pro, 24%;
- H6, 20%;
- Corolla Cross, 15%.
Elétricos: Dolphin domina o mercado, seguido pelo Dolphin Mini e Ora 03:
- Dolphin, 34%;
- Dolphin Mini, 24%;
- Ora 03, 10%.