Embora seja um modelo de vendas tímidas, sem muito destaque no concorrido mercado de SUV’s e crossovers em nosso país, o Mitsubishi ASX 2021 pode sim ser uma opção a se considerar quando estamos falando desse segmento tão disputado. Possui, por exemplo, opção de tração dianteira e também tração 4×4.
Recebeu recentemente alterações profundas, inclusive adotando frente semelhante ao modelo Eclipse Cross. No entanto, o ASX com essas novidades foi renomeado para Outlander Sport, mantendo a variante no mesmo nome com o facelift aplicado em 2019 apenas em uma versão: a de entrada GLS 2WD.
Produzido na cidade goiana de Catalão, na fábrica da HPE, antiga MMC, responsável pela marca em terras brasileiras, dispõe de isenção de IPI pelo seu preço ultrapassar a barreira dos R$ 70.000, mas como dito anteriormente, mesmo não vendendo a contento ele possui virtudes e que podem cativar quem procura um carro desse patamar. Confira todos os detalhes.
O utilitário-esportivo da Mitsubishi conta com apenas uma opção de propulsor e uma de transmissão, diferenciando-se apenas pela tração, a depender da versão. O motor é o 2.0 flex com quatro cilindros que possui potências de 170 cavalos no etanol e 160 cavalos na gasolina, ambos a 6.000 rpm. Os torques são respectivamente de 22 e 23 segundos a 4.250 rpm. A transmissão utilizada é a INVECS-III CVT que como o próprio nome sugere é automática do tipo CVT (continuamente variável) e que simula seis velocidades no modo Sport. Possui agora apenas tração dianteira. O 0 a 100 km/h é de 11,5 segundos.
São 4.360 mm de comprimento total, 1.770 mm de largura, 1.635 mm de altura e 2.670 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 415 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 60 litros.
As médias de consumo são as seguintes: 6,9 km/l e 9,1 km/l no etanol em cidade e estrada, respectivamente. Na gasolina consome 9,8 e 12,6 km/l em cidade e estrada, respectivamente.
⇒ Mitsubishi Pajero Sport HPE 2021: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ Mitsubishi Eclipse Cross tem duas novas versões especiais
⇒ Outlander Sport: novo SUV da Mitsubishi no Brasil
A versão dispõe de ar- condicionado automático, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, antena tipo “Shark”, grade frontal com detalhes cromados, airbag duplo frontal, alarme, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, freio a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS, sistema ISOFIX, DRL em LED, faróis halógenos, bancos revestidos em tecido, volante em couro multifuncional regulável em altura e profundidade, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas, central multimídia touchscreen de sete polegadas com Bluetooth, comando de voz/rádio/entradas MP3, USB e iPOD, espelhamento de celulares via Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, entre outros itens.
Versão | Preço público | Preço PcD |
GLS 2.0 CVT 2WD 2020 | R$ 125.990 | R$ 113.866 |
Segundo o site da marca, as três primeiras revisões possuem valor fixo de R$ 986,00 com intervalo de 10.000 km ou 6 meses entre elas, prevalecendo o que ocorrer primeiro. A quarta tem valor de R$ 1.271 e a sexta de R$ 1.474.
Motor: 2.0 Flex
Cilindrada: 1998 cm³
Potências: 170 cv/160 cv @ 6.000 rpm (E/G)
Torques Max.: 23/22 kgfm @ 4.250 rpm (E/G)
Transmissão: Automática CVT com seis velocidades simuladas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e Multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 225/55 R18
Dimensões: Comprimento 4.360 mm; Largura 1.770 mm; Altura 1.635 mm; Entre-eixos 2.670 mm
Capacidade do tanque: 60L.
Porta-malas: 415L.
Peso ordem de marcha: 1420 kg
[Fotos: Divulgação]