Depois de um 2020 atípico, com pouco lançamentos (os pouco foram online), a indústria automotiva promete acelerar os lançamentos em 2021 e retomar o ritmo pré-pandemia. Mas não estranhe caso os lançamentos continuem (mesmo após todos serem vacinados contra a COVID-19) sendo feitos de forma online. Os custos são menores e o alcance final é muito maior.
O Brasil terá uma boa leva de novidades ao longo de 2021, há novidades nos segmentos de SUVs, hatches e sedãs, em diversas faixas de preço. Selecionamos apenas os principais e que já foram confirmados por suas montadoras. Veja.
Uma das únicas fabricantes que ainda não possui um veículo no segmento, enfim terá em 2021. A marca lançará um inédito SUV compacto que terá como base o hatch Argo, além de estrear o novo motor 1.0 Firefly Turboflex. A previsão para o lançamento em nosso país é o último trimestre deste ano.
Com foco nos Países emergentes, o novo Honda City chegará em meados de 2021 para brigar com Yaris, Virtus e Cronos. É esperado que a Honda equipe o novo City com o mesmo propulsor 1.0 Turbo turbo utilizado lá fora, que rende 122 cavalos e 17,5 kgfm a partir de 2.000 rpm. Sua variante hatch já foi registrado no Brasil, mas deve desembarcar apenas em 2022, podendo até mesmo substituir o Fit.
Com design um tanto polêmico, o novo Hyundai Creta 2022 já tem data prevista para estrear em nosso mercado e será segundo segundo semestre deste ano. O SUV da marca sul-coreana chegará com o design controverso já visto lá fora e será equipado com já conhecido motor 1.0 turbo (mesmo do HB20) e câmbio automático de seis velocidades.
Previsto para o segundo semestre, o novo SUV de 7 lugares da Jeep utilizará a base do Compass, no entanto terá entre-eixos e traseira maiores. O novo SUV terá duas motorizações 100% turbo. A primeira é a 1.3 Firefly Turbo com prováveis 180 cavalos de potência e 28 kgfm de torque aliada a um câmbio automático CVT e tração 4×2, além do já conhecido 2.0 turbodiesel com potência próxima dos 200 cavalos acompanhado do câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.
O SUV médio da Jeep receberá a maior parte da atualização no seu interior, pois o exterior terá apenas atualizações pontuais. Internamento receberá novo volante, console central, central multimídia com design flutuante estilo Peugeot 3008, entre outras. O Compass também receberá a nova motorização 1.3 Firefly Turbo com prováveis 180 cavalos de potência e 28 kgfm.
A reestilização do Kicks acontecerá já no próximo mês. O SUV compacto da Nissan receberá atualização básica. Na dianteira, continuará a grade no mesmo formato, mas com maior dimensão e faróis mais finos. A traseira terá novo para-choque, lanternas com novo grafismo interno e uma peça que irá “uni-las” – semelhante com o que ocorre nos VW Nivus e T-Cross.
Em relação ao conjunto mecânico, não espere por novidades, a Nissan manterá o mesmo conjunto powertrain, o motor 1.6 16V aliado ao câmbio automático CVT ou manual, já utilizado no atual Kicks. O sistema híbrido, só deverá chegar em nosso País a partir de 2022.
O Kwid é um veículo de grande volume de vendas e essa será sua primeira atualização visual. Externamente terá faróis divididos em dois níveis, como ocorre na Fiat Toro e no Citroën C4 Cactus. Na mais alta, fica a luz diurna de rodagem e luzes direcionais. Abaixo, os faróis alto e baixo. Na traseira, não há tantas mudanças, a não ser pela adição de refletores nas laterais dos para-choques e pelos novos elementos internos das lanternas.
Internamente receberá nova central multimídia MediaNav Evolution – agora com tela de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O quadro de instrumentos também será novo e mescla mostradores coloridos e velocímetro digital. A motorização deve ser mantida, ou seja, o 1.0 SCe de três cilindros que também equipa Sandero e Logan, combinado com câmbio manual de cinco velocidades. Previsão? apenas para o final de 2021.
Com data de lançamento marcada para o dia 11 de março, o SUV ficará posicionado abaixo do Toyota RAV4 e concorrerá com modelos como o líder Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008. A mecânica será a mesma do Corolla, ou seja, utilizará os motores 2.0 Dynamic Force aspirado de até 177 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque e o 1.8 híbrido com 122 cavalos de potência combinada. O câmbio será sempre o automático do tipo CVT.
O Toas será um lançamento inédito da Volkswagen, o SUV de porte médio será mais um que tentará tirar a liderança do Jeep Compass. Já é sabido que o modelo virá apenas com a motorização 250 TSI (1.4 TSI) turboflex com 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm aliada ao câmbio automático de seis marchas. Seu lançamento está previsto para maio.