Para mexer com o mercado, Citroën lança nova geração do C3

Hatch fabricado em Porto Real (RJ) é o primeiro da marca no Brasil após a criação da Stellantis, veja todos os detalhes.

Novo Citroën C3 2023
Novo Citroën C3 2023

É isso mesmo, enfim chegou o novíssimo Citroën C3 ao mercado brasileiro! Provavelmente você, caro leitor, deve ter se cansado de ver tantas notícias e flagras desse modelo e nada de ser lançado, ficando ansioso e com expectativa pelo lançamento definitivo do produto – nós também ficamos.

Mas, nem tudo são flores, e como já tem sido sabido, a indústria passa por uma dificuldade de fornecimento de componentes de diversos tipos para a produção de carros por todo o mundo, principalmente chips e outros recursos eletrônicos. Aqui não foi diferente e o C3 teve alguns adiamentos até a presente data finalmente chegar.

Veja Também

Citroën C4 Cactus PcD 2021: preços, equipamentos e mais

⇒ Citroën para PcD: confira condições

Chega de falar do contexto e vamos para o carro em si. Em sua terceira geração no nosso país, o C3 apresenta um estilo totalmente distinto do modelo anterior que foi lançado lá em 2012. Como a própria Citroën diz, a intenção aqui é oferecer uma ‘atitude SUV’ e por isso se apropria de artifícios para torná-lo tão usual quanto um concorrente: posição de dirigir elevada, bons ângulos de ataque (23 graus) e saída (39 graus), além de molduras pelo veículo são alguns desses.

Para isso, a marca francesa apostou suas fichas de forma bastante intensa, investindo R$ 220 milhões na unidade fabril de Porto Real (RJ) para ampliação e modernização da linha de produção, já que o C3 é o primeiro modelo a ser feito por lá com a plataforma modular CMP, conhecida por ser usada no Peugeot 208. Ademais, a marca investiu globalmente mais de R$ 1 bilhão para desenvolvimento do hatch desenvolvido por um time com mais de 100 engenheiros, tendo rodado mais de 1 milhão de quilômetros.

O design do C3 2023 remete muito ao segmento SUV de fato, além de receber a tradicional identidade visual da Citroën com o duplo chevron da grade que é responsável por interligar as luzes diurnas de LED dos faróis que são bipartidos, a exemplo do C4 Cactus. Lateralmente, o modelo faz uso de exclusivos Airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria e dar mais robustez ao modelo (a depender da versão). Barras de teto longitudinais também marcam presença.

Outro ponto do Citroën C3 que merece destaque são as dimensões, já que o modelo teve muitas comparações com o subcompacto Renault Kwid, mas ao olharmos as medidas do veículo podemos concluir que são bastante distintos e o novato é sim maior. São 3,98 metros de comprimento, se aproximando de muitos modelos compactos de fato, tendo 2,54 metros de entre-eixos, 1,60 metros de altura e 1,73 metros de largura.

Chama atenção também o porta-malas que é um dos maiores do segmento e que possui 315 litros de capacidade pelo padrão tradicional de medição que usa blocos, o VDA. Na aferição com líquido são 367 litros.

Indo para o interior, o modelo tem saídas de ar laterais com peças cromadas que envolvem e dão destaque, com as saídas centrais proporcionando boa ventilação do habitáculo. O ar-condicionado é de manual e de série em todas as versões do C3, além do painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico posicionado horizontalmente.

Como tem sido de praxe no segmento automotivo nos últimos tempos, o modelo é conectado e tecnológico com uma central multimídia touchscreen de 10 polegadas que por sinal é a mesma do Peugeot 208 2023. Nela, estão contidos recursos como Android Auto/Apple CarPlay sem fio, rádio, bluetooth e configurações do veículo. Nas versões que dispõem da central, fará presença um volante multifuncional e três tomadas USB de recarga rápida (duas traseiras e uma dianteira), além de tomada 12V.

Mecanicamente, dois propulsores podem estar por baixo do capô: 1.0 Firefly e 1.6 16V EC5. No caso do primeiro, herdado da Fiat, vem sempre com câmbio manual de cinco marchas e tem até 75 cavalos de potência e 10,7 kgfm de torque, tornando o C3 o primeiro carro da Citroën a ter um carro com essa cilindrada no país.

Já o motor 1.6 é de origem da finada PSA e já é bastante tradicional em modelos como Peugeot 207 e até mesmo o antigo C3. Aqui são até 120 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, dispondo de exclusivo modo Eco que melhora ainda mais a eficiência do modelo. Pode ter a mesma transmissão manual de cinco marchas ou a automática de seis. Todas as versões trazem rodas de 15 polegadas com pneus 195/65.

A gama de versões inicialmente será composta de sete opções, sendo que duas são limitadas a 2.000 unidades (First Edition), dispondo de motor 1.0 ou 1.6 e câmbio automático, baseadas, respectivamente, nas versões Feel e Feel Pack. As demais são: Live, Feel e Feel Pack com motor 1.0, e Feel manual, Feel Pack automático com o 1.6.

Como diferencial, as versões First Edition adotam barras longitudinais do teto pintadas de cinza, faróis de neblina que recebem uma moldura branca, laterais que carregam Airbumps exclusivos e a cabine adota tapetes especiais, com a identificação First Edition. O nome da série especial também está nas placas de identificação nas portas e no porta-malas e a pintura bitom é de série. 

O C3 First Edition também terá um lote exclusivo de 100 unidades, com venda exclusivamente online, chamado de Citroën C3 1st Edition NFT. Os clientes que adquirirem o modelo irão ganhar uma arte em NFT (token não fungível) criada pela artista Naíma Almeida. Depois da compra, cada consumidor poderá customizar sua arte a partir de um site, criando um desenho único e exclusivo. Essa obra será entregue ao cliente na forma de carteira digital, como uma NFT com valor monetário atrelado, e também em forma física, em uma moldura de acrílico. 

Fará parte o aplicativo Cart que objetiva ser uma solução que facilita a mobilidade e que livra o proprietário de filas de pedágio e de mais de 1.000 estacionamentos espalhados pelo Brasil. A mensalidade do Connect Car será isenta por 12 meses.

Serão 180 pontos de concessionária até o fim de 2022, ampliando a representação pelo país, sendo então mais locais para que sejam feitas as revisões de preço fixo: R$ 1.436 nas três primeiras revisões com motor 1.0 e R$ 1.579 nas três primeiras do C3 1.6.

Será oferecido em até cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera.

Veja abaixo a gama de versões, equipamentos de série e preços:

Novo Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990

Itens de série: Airbags duplos, Controle de estabilidade e tração, Assistente de partida em rampa – Hill holder, Monitoramento de pressão dos pneus, Ar-condicionado, Direção elétrica, Vidros dianteiros elétricos, Travas elétricas, Indicador de trocas de marcha, Rodas de 15” com calotas, entre outros.

Novo Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990

Todos os equipamentos da Live +: Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, Conector USB dianteiro, Volante com comandos do sistema de som e bluetooth, Chave com telecomando, Banco dianteiro com ajuste de altura, Limpador e desembaçador elétrico traseiro, entre outros.

Novo Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990

Todos os equipamentos da Live Pack +: Vidros traseiros elétricos, Alarme Perimétrico, Conectores USB traseiros (x2), Luzes diurnas de leds, Rodas de liga-leve de 15”, Painel interno com faixa azul metálica, Barras longitudinais no teto, Volante com ajuste de altura, Chevron cromado, Maçanetas na cor da carroceria, entre outros.

Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990

Todos os equipamentos da Feel 1.0 +: Motor 1.6 16V de até 120 cv.

Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990

Todos os equipamentos da Feel 1.6+: Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais Modo Eco e Rodas de liga-leve de 15” diamantadas, Câmera de ré e Volante revestido com couro.

Novo Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 83.990

Todos os equipamentos da Feel 1.0+: Faróis de neblina, Pintura bitom, Barras de teto na cor Alu Shadow, Airbumps laterais, Moldura embelezadora do farol de neblina, Tapetes exclusivos e Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas.

Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990

Todos os equipamentos da Feel Pack+: Pintura bitom, Barras de teto na cor Alu Shadow, Airbumps laterais, Moldura embelezadora do farol de neblina, Tapetes exclusivos e Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-mala.

Galeria de fotos: novo Citroën C3 2023

  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023
  • Novo Citroën C3 2023