Jeep lança oficialmente o inédito Compass S 4xe híbrido plug-in. O modelo reúne todo o expertise da marca para entregar capacidade off-road, incluindo o sistema de tração nas quatro rodas, com quatro modos de condução, HDC (controle eletrônico de descidas) e função 4WD Lock e 4WD Low.
O Compass 4xe, que pronuncia-se “four by e”, é o primeiro fruto de uma série de produtos eletrificados que a Jeep reserva para o Brasil.
Sob o capô, ele usa o já consagrado motor T270 turbo, que nessa configuração é movido a gasolina e alcança 180 cv de potência e 270 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico, que combinados, eleva a potência para 240 cv, com 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
Já o consumo urbano, segundo o Inmetro, é de 25,4 km/l no modo híbrido e autonomia de 927 quilômetros. Na rodovia, pelos mesmos padrões, o consumo é de 24,2 km/l. Já no modo 100% elétrico, o modelo pode rodar até 50 quilômetros. A recarga do modelo acontece entre 2 e 20 horas, de acordo com o carregador utilizado. O Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, e possui luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria.
O Jeep Compass 4xe híbrido plug-in oferece quatro modos distintos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção elétrica. No modo Auto, o carro faz todo o trabalho: ele analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência.
O modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência.
Os diferentes modos de condução são complementados pelas opções 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistente de descida), que ampliam ainda mais a capacidade off-road do Compass 4xe híbrido plug-in.
No modo Sand/Mud (areia/lama), o Compass 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio. O programa Sport é para quem quer aproveitar o máximo dos 240 cv de potência combinada e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4.
O conjunto híbrido plug-in também deu ao Novo Compass uma capacidade de reboque de até 600 kg (nas versões do Novo Compass com motor T270 turbo flex ou TD380 turbo diesel são 400kg).
Além dessas configurações, o Compass 4xe inclui duas funcionalidades exclusivas: Electric e e-Save, que se somam ao modo Hybrid padrão. Cada uma delas têm funções específicas:
– Electric: Neste modo, o Compass 4xe irá utilizar somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões. Com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros, o suficiente para cumprir a rota diária urbana de muitos clientes. O motor térmico só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
– e-Save: Essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico. No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. O e-Save também possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. No modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.
⇒ Jeep Renegade Sport T270 2022: preço PcD, fotos, motor, equipamentos e mais
⇒ Jeep Renegade Longitude T270 2022: preço PcD, fotos, equipamentos e mais
O sistema híbrido plug-in permite que o Compass 4xe aproveite ao máximo outro recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais.
Esse comportamento pode ser intensificado ao acionar o botão e-Coasting próximo ao sistema multimídia. Ao ser ativado, ele amplia a regeneração de energia em desacelerações, sempre que o acelerador é aliviado.
O Compass 4xe será oferecido na versão Série S, a mais completa da gama do modelo, que não inclui opcionais e não tem cobrança de cor do veículo. Portanto, traz todos os principais equipamentos de série como as tecnologias avançadas de assistências à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.
Além disso, traz ar-condicionado automático de duas zonas, direção elétrica, seis quadro de instrumentos full digital de 10,25 polegadas e sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, rodas de liga-leve de 19 e sistema de visão 360 graus. Além de teto-solar panorâmico Command View, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semi autônomo, sistema ADAS com controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas, entre vários outros itens.
As revisões do Compass 4xe devem ser realizadas a cada 15 mil km. Os valores são de R$ 652 para a primeira (15 mil km), R$ 1.056 para a segunda (30 mil km), R$ 652 para a terceira (45 mil km), R$ 1.982 para a quarta (60 mil km) e R$ 890 para a quinta (75 mil km).
Importado da Itália, o novo Jeep Compass S 4xe híbrido plug-in tem preços sugeridos de R$ 349.990 para todo o Brasil.