O Auto+ trouxe a informação de forma exclusiva de que a Hyundai Motors Brasil passará a importar os veículos da sul-coreana sem o auxílio da CAOA, dissolvendo parcialmente a parceria entre as empresas. A notícia foi obtida em entrevista do vice-presidente da CAOA Annuar Ali ao site.
Portanto, a rede de concessionárias da HMB que hoje comercializa de forma única os modelos HB20, HB20S e o SUV Creta passarão a comercializar também a linha de importados, hoje composta por Kona Hybrid e EV, além do Ioniq, mas eles já saíram de linha lá fora. Isso abre diversas possibilidades, como a vinda da nova geração do Tucson (a atual vendida aqui é a anterior e feita no Brasil), além do retorno de SUVs, como o Santa Fe, e a chegada a Santa Cruz, picape que rivalizaria com Ford Maverick e RAM Rampage, por exemplo.
⇒ Visando a eletrificação, Hyundai investirá R$ 5,5 bi no Brasil
⇒ Hyundai para PcD: desconto de até R$ 28,1 mil (IPI e bônus), veja
Logo, o portfólio tende a se aumentar gradativamente e existe expectativa de bons resultados, haja visto a capilaridade da rede HMB pelo país e a possibilidade de atuais proprietários da marca vislumbrarem progredir dentro dela, trocando seus produtos em outros de maior valor agregado que conferem mais sofisticação e tecnologia que os produzidos no Brasil, leia-se HB20 e Creta.
Tudo isso será oficializado no próximo dia 6 de março, quando a Hyundai anunciará planos futuros para o mercado brasileiro, inclusive compreendendo o aporte já confirmado pela marca e que abrangerá tanto a unidade de Piracicaba quanto a de Anápolis.
Vale citar que a CAOA seguirá em parceria com a Hyundai na produção do Tucson e na venda dos produtos importados, assim como de HB20 e Creta.