Com o lançamento do Novo Creta, a Hyundai traz para o mercado brasileiro a segunda geração de sua transmissão automatizada de dupla embreagem a seco e sete marchas (DCT7). E o motor que é combinado com esse câmbio é o novo motor 1.6 turbo. A única versão disponível com esse conjunto powertrain é a topo de linha, a Ultimate, que custa R$ 189.990.
A marca reforça que além de estar presente no Brasil, essa tecnologia já é usada em modelos populares da marca em mercados como Europa, Ásia, Oriente Médio, Austrália e Américas Central e do Sul, como os veículos Elantra, Tucson e Kona.
Veja Também
⇒ Hyundai para PcD: veja preços e modelos elegíveis em outubro de 2024
⇒ Hyundai HB20 Comfort Plus Turbo 2025: preço, equipamentos, fotos, ficha técnica e mais
O sistema de dupla embreagem da segunda geração possui atuadores eletrônicos que controlam as trocas de marchas. Esse mecanismo conta com dois discos de embreagem, um responsável pelas marchas ímpares e outro pelas pares e a ré, o que melhora a performance do veículo. Além disso, a comunicação entre os componentes do câmbio é feita por uma rede de alta velocidade (CAN), garantindo mais precisão.
Entre as melhorias dessa nova geração, estão o uso de óleo de baixa viscosidade e rolamentos esféricos de menor fricção, o que prolonga a vida útil dos componentes. O câmbio também passou por modificações em sua estrutura e nos materiais usados, tornando-o ainda mais resistente. Elementos como discos de embreagem, diferencial e conectores receberam aprimoramentos para aumentar a durabilidade e reduzir problemas como vazamentos.
A Hyundai submeteu o novo Creta a um rigoroso teste de durabilidade no Brasil, percorrendo 90 mil quilômetros em diversos tipos de terrenos. Após esse teste, a transmissão DCT7 foi desmontada, e constatou-se que as embreagens ainda tinham dois terços de sua vida útil.
A Hyundai oferece uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para o Creta, incluindo a nova transmissão DCT7. Essa garantia cobre eventuais defeitos de fabricação, desde que as manutenções recomendadas pela Hyundai Motor Brasil sejam seguidas.