O site automotivo nacional Autos Segredos apurou que a montadora sul-coreana Hyundai pode estar promovendo em breve algumas mudanças em sua gama de modelos oferecidos no Brasil.
Com a chegada do Proconve L7 e novas regras de emissões de poluentes, o propulsor 1.6 utilizado pela marca deve deixar de existir, não sendo atualizado, a exemplo de motores até mais antigos, como o 1.8 da Chevrolet e linha Fire EVO da Fiat. Apesar da marca não confirmar, ainda segundo o site, alguns sinais dão clareza sobre a temática.
⇒ Novo Hyundai Creta é liberado para PcD; veja preços
⇒ Hyundai Creta Comfort TGDI: preço PcD, fotos, equipamentos e mais
Isso por conta de a Hyundai retirar o propulsor da gama do hatch compacto HB20 e seu sedan HB20S, deixando apenas com opções 1.0 aspirada e turbo. Dessa maneira, o motor 1.6 ficou apenas para o HB20X, variante pseudo aventureira do modelo e para o Creta Action, versão de entrada do SUV compacto que é feita em cima da antiga geração e convive em harmonia com a nova.
Outro fator é que em ambos os casos, o ano que aparece no configurador é 2021/2022 e não 2022/2022, como nos demais, indicando que eles não devem mais ser fabricados e os estoques já feitos serem os últimos. No entanto, Autos Segredos aponta que o HB20X pode receber o motor 1.0 TGDI para se manter em linha, algo que não deve ser repetido no Creta Action.
Fonte: Autos Segredos