A linha de importados da Hyundai viverá uma nova fase no Brasil, como já trazido pelo M.D.A, a partir do início da comercialização pela rede de concessionárias HMB, hoje exclusivas HB20, HB20S e Creta. Isso, pois a CAOA deixará de ser a importadora da marca, mas não quer dizer que a parceria acabou.
E já de início ela confirma a chegada de dois modelos para o mercado nacional já nos próximos meses, tratando-se do crossover elétrico IONIQ 5 e do SUV grande Palisade, modelo de 8 lugares que será único no seu segmento em território brasileiro.
⇒ Visando a eletrificação, Hyundai investirá R$ 5,5 bi no Brasil
⇒ Hyundai passará a importar seus veículos para o Brasil sem a CAOA
Ambos serão trazidos do Coreia do Sul e marcam a atualização da parceria entre Hyundai e CAOA no Brasil. A partir de agora, a subsidiária brasileira da fabricante sul-coreana vai coordenar desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos da marca.
Segundo a Hyundai, haverá ainda um terceiro modelo ainda não confirmado para 2024, devendo ser o Santa Fe ou o Kona, ambos SUVs. Porém, ainda há espaço para outros modelos que, ainda de acordo com a marca, já fizeram muito sucesso no Brasil, como os sedans Elantra, Sonata e Azera, assim como o SUV Tucson.
Se tivesse de apostar, acredito que seria o Tucson, pois além de já ter feito muito sucesso, ele é um SUV. Dessa trinca de sedans, o único que realmente teve uma expressividade maior foi o Azera, mas tentar emplacar um sedan no mercado atualmente não é uma tarefa tão fácil.
E, sendo o Tucson, quem sabe ele não poderia também ser nacionalizado e produzido na fábrica de Anápolis (GO), de onde já sai a geração atual do modelo que já tem certo tempo e carece de atualizações.