Em um período de apenas 11 anos, a Hyundai Motor Brasil atingiu a impressionante marca de 2 milhões de veículos produzidos na fábrica de Piracicaba, São Paulo, estabelecendo um novo recorde para a indústria automobilística brasileira. Em 2018, a Hyundai já havia cravado um marco, produzindo 1 milhão de veículos em um período de 5 anos e 10 meses. O veículo celebratório é um Creta Ultimate 2.0, na tonalidade Prata Brisk.
Desde 2012, a família HB20 foi responsável por 1,6 milhão das unidades produzidas, enquanto o Creta, introduzido em 2017, contribuiu com 400 mil unidades. A maior parte da produção da Hyundai em Piracicaba destina-se ao mercado nacional (97%). Os 3% restantes, ou 60 mil veículos, foram exportados para nações vizinhas.
“Nos últimos 11 anos, a Hyundai tem sido sinônimo de sucesso no Brasil. Com veículos como o HB20 e o Creta, conquistamos a preferência dos brasileiros, oferecendo inovação, qualidade e preço competitivo. Esse novo recorde reflete nosso compromisso e eficiência operacional”, destaca Airton Cousseau, principal executivo da Hyundai no Brasil e Américas Central e do Sul.
A fábrica da Hyundai em Piracicaba não só se dedica à produção de veículos, mas também abriga um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e uma fábrica de motores. Com uma capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, atualmente, essa capacidade cresceu para 210 mil unidades anuais. Celebrando o marco dos 2 milhões de veículos neste mês, a Hyundai destaca a utilização média de mais de 95% de suas instalações industriais durante esta década de operações.
⇒ Hyundai tem desconto de até R$ 22,7 mil para PcD em outubro (2023), confira
⇒ Hyundai Creta 2024: preço, ficha técnica, versões, equipamentos e mais
O Creta Ultimate 2.0, que foi destaque de número 2.000.000 a sair das linhas de montagem da HMB, se destaca por oferecer um conjunto único de recursos presente apenas em veículos de categorias superiores. Entre os principais atrativos estão o teto solar com abertura por comando de voz e o Hyundai Smartsense, pacote de segurança avançada que reúne câmera para monitoramento de ponto cego, sistema de frenagem autônomo, detecção de convergência à esquerda, assistente de permanência e centralização em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo e controle de velocidade adaptativo.
A mecânica desta versão é composta pelo motor 2.0 aspirado, com 4 cilindros. Ele apresenta uma potência de 157 cv na gasolina e 167 cv no etanol, ambas as marcas atingidas a 6.200 rpm. Seu torque fica em 19,2 kgfm para gasolina e 20,6 kgfm para etanol, ambos registrados a 4.700 rpm. O câmbio é sempre o mesmo: automático de seis velocidades.
Cada veículo comercializado pela Hyundai no Brasil conta com 5 anos de garantia. Considerando o volume produzido em Piracicaba de 2012 a 2023 e dedicado ao mercado doméstico, de 1 milhão e 940 mil unidades, aproximadamente a metade deles ainda circula pelas estradas do país em garantia.