Lançado no Brasil no início do ano de 2015, o Honda HR-V “inaugurou” junto com o Jeep Renegade uma segunda fase entre os SUV’s compactos no mercado brasileiro. O segmento, inaugurado pelo Ford EcoSport, cuja segunda geração havia sido lançada em 2012 contava basicamente com ele e o Renault Duster de 2011.
O SUV da marca japonesa chegou então numa época de pouca concorrência, o que ajudou para que o modelo assumisse a liderança do segmento algum tempo depois. Com fama de robustez, confiabilidade, conforto e boa construção da sua marca, o HR-V cativou e cativa uma série de consumidores em razão desses atributos.
Diferente de Fit e City, nunca chegou a ser disponibilizado com as duas isenções que o público PcD tem direito, uma vez que seu valor com câmbio CVT sempre foi superior aos R$ 70.000 do teto. No entanto, atualmente é possível encontrar alguns exemplares que estejam custando até o referido valor, onde a versão em específico que trataremos agora será a de acesso, LX, com transmissão automática e que pode ser encontrada com baixa quilometragem, em razão do relativo pouco tempo.
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No tocante aos itens de série, o Honda HR-V LX CVT da linha 2017 conta com ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos com função one touch apenas para o motorista, travas elétricas, retrovisores externos com regulagem elétrica, bancos revestidos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, volante regulável em altura e profundidade com comandos de som, rodas de 17 polegadas como nas versões acima, sistema de áudio com entrada para CD/Rádio/Bluetooth, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros. Como podemos ver, o modelo é despojado de faróis de neblina, multimídia e bancos em couro, por exemplo, mas tudo isso pode ser instalado, apesar de que muitos dos compradores deles quando 0KM acabaram colocando.
Quanto ao conjunto mecânico, o modelo vem equipado com o motor 1.8 16V Flex de quatro cilindros com tecnologia FlexOne que dispensa o tanquinho de partida a frio. Ele entrega na gasolina 140 cavalos a 6.300 rpm e 139 cavalos também a 6.500 rpm quando abastecido com etanol. Sim, mais potência na gasolina.
Já no torque, são 17,4 kgfm a 5.000 rpm quando com etanol e com gasolina o número é 17,3 kgfm na mesma faixa de rotação e o câmbio é o automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Segundo pesquisa realizada no site WebMotors em Junho/2020, o valor de tabela Fipe é de R$ 65.459, mas com preço médio no site de R$ 70.172. Vale citar que não são valores que vão traduzir a realidade geral, mas sim um referencial.
*externa EX
[Fotos: Divulgação e reprodução]