A Honda inicia a venda do seu mais recente lançamento para o público de pessoas com deficiência (PcD), trata-se do HR-V de nova geração (2023), modelo que está chegando na rede de concessionárias da marca japonesa de todo o país. Inicialmente vendido apenas com motor 1.5 aspirado, o modelo dispõe de isenção de IPI nas duas versões a disposição: EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing. Versões turbo só chegam em outubro.
O motor é 1.5 16V DI DOHC i-VTEC, o mesmo do City, contando com injeção direta de combustível, flex e com potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). Segundo o INMETRO, o HR-V 1.5 aspirado tem consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.
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A lista de equipamentos de série já é bastante ampla, contando com itens de assistência à condução, o pacote chamado Honda Sensing que engloba Controle de cruzeiro adaptativo, Sistema de frenagem para mitigação de colisão, Sistema de assistência de permanência em faixa, Sistema para mitigação de evasão de pista e Ajuste automático de farol.
Quanto aos preços, ambas as versões dispõem de isenção de IPI e não contam com bônus, pelo menos nesse primeiro momento. A redução nas duas versões é de aproximadamente R$ 9 mil. Veja a tabela a seguir.
Versão | Preço público | Preço PcD |
EX Honda Sensing | R$ 142.500 | R$ 133.329,30 |
EXL Honda Sensing | R$ 149.900 | R$ 140.253,06 |