Em sua décima geração, o Honda Civic é sem dúvidas um dos maiores sucessos da marca japonesa não só a nível brasileiro, como também em âmbito mundial. Tendo o Toyota Corolla como maior algoz, teve sua décima primeira geração mostrada nos Estados Unidos no fim de 2020, podendo ela chegar ou não em nosso mercado, uma vez que o SUV Honda HR-V de nova geração virá e crescerá.
Produzido no Brasil desde 1997, o sedan foi crescendo em vendas gradativamente, num mercado que era marcado pela forte presença da Chevrolet com o Vectra, isso até meados dos anos 2000. Já liderou por algum tempo o ranking do segmento, mas ocupa desde 2014 de forma consecutiva a segunda colocação, tendo justamente o Corolla como líder. Emplacou 20.448 unidades em 2020, ante 41.083 do concorrente.
O conjunto mecânico do Civic LX 2021 é composto pelo motor 2.0 i-VTEC FlexOne com 155 cavalos de potência no etanol e 150 cavalos na gasolina, ambos a 6.300 rpm. O torque é de 19,5 kgfm no etanol e de 19,3 kgfm na gasolina a 4.800 rpm independente do combustível. Seu câmbio é um automático do tipo CVT que simula sete marchas. As médias de consumo segundo o INMETRO são: 7,2 km/l e 8,9 km/l com etanol, 10,6 km/l e 12,9 km/l com gasolina em cidade e estrada, respectivamente.
Veja Também
⇒ Honda Fit 2021: veja preços, versões e equipamentos
⇒ Honda apresenta a linha 2021 do HR-V com novidades
⇒ Honda City chega à linha 2021; veja preços
As dimensões são as seguintes: 4.637 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.433 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos. São 519 litros de porta-malas e 56 litros de tanque de combustível.
Para uma versão de acesso, o Civic LX 2021 tem lista de itens de série razoável, abrangendo ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, bancos revestidos em tecido, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, função ECON para condução econômica, chave canivete com telecomando, central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas e espelhamento via Android Auto/Apple CarPlay, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico, DRL, lanternas e luz de placa em LED, faróis halógenos com projetor, rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento escurecido, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.
Para PcD o Civic LX 2021 tem 14,5% de redução, contemplando isenção de IPI e bônus de fábrica. Na cor sólida Branco Tafetá ele sai dos R$ 109.300 cobrados ao público geral para R$ 93.451,50 (Preço PcD).
As revisões ocorrem a cada 10.000 km ou 1 ano e possuem os seguintes valores até os 60.000 km, respectivamente (como referência a cidade de São Paulo-SP): R$ 355,80; R$ 546,27; R$ 586,80; R$ 1.667,52; R$ 586,80 e R$ 1.689,55.
Fotos: Civic 2021
*As imagens externas são do CIVC LX 2021, as internas são ilustrativas.