Honda apresenta New HR-V, que chegará ao mercado em duas etapas


Nova geração do SUV da marca japonesa terá duas versões com motor aspirado e duas com motor turbo, ambos 1.5; veja detalhes.

Lançado no mercado brasileiro em 2015, o Honda HR-V foi um dos primeiros representantes dessa “nova onda” de SUVs médios que virou febre no país até os dias de hoje, lembrando que na época os concorrentes eram basicamente Ford Ecosport e Renault Duster – menção honrosa ao Jeep Renegade que chegou ao Brasil quase que simultaneamente.

O modelo fez absoluto sucesso, representando uma grande evolução no segmento e de certo modo ditou os rumos que as concorrentes teriam que tomar para lançar os SUVs compactos que fariam frente mais adiante. Agora, sete anos depois, chega sua segunda geração no Brasil, batizada de New HR-V e em quatro versões de acabamento.

A Honda vai trazer quatro versões para nosso mercado, duas com motor 1.5 aspirado herdado do City (EX e EXL) e duas com motor 1.5 turbo (Advance – inédita e Touring) já consagrado na gama da marca. Sua chegada se dará em duas etapas de pré-venda, sendo as versões aspiradas previstas para o dia 2 de agosto e as versões turbo para o mês de outubro desse ano. Todas as quatro versões possuirão itens bastante requisitados nos dias de hoje, como faróis em totalmente em LED e o pacote Honda Sensing.

Veja Também

⇒ Carros PcD Honda: veja preços válidos no mês de junho de 2022

⇒ Novo Honda ZR-V: tudo que já sabemos e estimativas de preços

O Honda Sensing, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, fez sua estreia no Brasil no início de 2022 com a nova geração do City e agrega equipamentos de destaque, menciona-se:

  • ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente.  Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
  • LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além desses, todas as versões também contam com os controles de tração e estabilidade, assistente de partida e descida em rampas, seis airbags, ISOFIX, sistema LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), entre outros recursos.

No ramo da conectividade, as versões Advance e Touring trarão uma novidade da Honda no Brasil: o aplicativo myHonda Connect, similar a tantos outros já conhecidos, como o myChevrolet e my UConnect (este da Fiat e Jeep). Entre as funções embarcadas, será possível consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades.

Vamos aos aspectos mecânicos. Como já antecipado, o New HR-V terá por baixo do capô duas motorizações, ambas 1.5, sendo uma aspirada e outra turbo. Começando pelo motor 1.5 16V DI DOHC i-VTEC, trata-se do mesmo do City 2022, contando com injeção direta de combustível, flex e com potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).

Segundo o INMETRO, o HR-V 1.5 aspirado tem consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Já falando do 1.5 DI VTEC TURBO Flex, não temos ainda informações técnicas. Todas as versões terão câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas e opção de trocas manuais por meio de paddle shifts, com exceção da versão EX. Veja abaixo os itens por versão e as cores disponíveis:

  • New HR-V EX Honda SENSING – faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
  • New HR-V EXL Honda SENSING – Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.
  • New HR-V Advance – Todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
  • New HR-V Touring – Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

Cores: sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio. A cor padrão do interior é preta, mas as versões Advance e Touring poderão ter couro cinza claro se a cor da carroceria for Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico ou Cinza Grafeno.

Fotos: New HR-V 2023 Touring

  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
  • New HR-V 2023 Touring
Banner MDA