A montadora chinesa Great Wall, assim como a Chery outrora, tem olhado para o Brasil com bons olhos e tem altas probabilidades de começar a produzir e comercializar seus veículos em nosso território. Isso mesmo, a marca tem tratativas com a Ford e com a Mercedes-Benz para ocupar as fábricas deixadas por elas.
E de fato existe uma ideia da Great de se expandir para o mercado brasileiro, seja importando ou fabricando aqui, conforme traz uma matéria do site Automotive Business, com planejamento de iniciar as atividades já no próximo ano de 2022. No entanto, não é de hoje que a marca almeja alcançar o país, pois desde 2012 essa possibilidade de uma fábrica aqui é estudada.
⇒ Calmon: quem ocupará o espaço da Ford?
⇒ Procon-SP e Ford fecham acordo que prevê assistência ao consumidor
⇒ Mercedes-Benz encerra produção de carros no Brasil
Caso ela venha mesmo, quais modelos devem ser vendidos no Brasil? Bom, a empresa tem em seu portfólio nada menos que cinco marcas: Tank, Wey e Haval para SUVs, ORA para elétricos e Great Wall para picapes. Em nosso país devemos receber além de picapes, para concorrer com Toyota Hilux, entre outras, como também modelos de alguma(s) da(s) marca(s) de utilitários esportivos para disputarem esse concorrido segmento.