O Ford Ka Hatch registrou em 2019 o melhor resultado de vendas desde o lançamento da nova geração e consolidou sua posição como vice-líder do mercado brasileiro. As 104.339 unidades emplacadas representam o maior volume do modelo desde a introdução da atual plataforma global.
“Mesmo com os sucessivos lançamentos no segmento mais disputado do mercado, hoje com cerca de 20 competidores, o Ka continua a se destacar com um conjunto de atributos moderno e diferenciado, afinado com o gosto dos consumidores brasileiros”, diz Antonio Baltar Filho, diretor de Vendas da Ford. “Por isso, ele é e continuará sendo um produto importante para a Ford no mercado brasileiro.”
O hatch da Ford tem uma trajetória única dentro da indústria, que evoluiu com diferentes conceitos ao longo de suas três gerações e soma cerca de 1,25 milhão de unidades produzidas no Brasil, sendo 600 mil da atual plataforma global.
Veja Também
⇒ Vendas diretas em 2019: Onix surpreende
⇒ Os SUVs mais vendidos do Brasil em 2019
⇒ Os carros mais vendidos do Brasil em 2019
Trajetória
O Ka de primeira geração, criado na Europa, foi o primeiro subcompacto no Brasil, onde chegou em 1997. Inicialmente equipado com os motores Endura-E 1.0, de 51 cv, e 1.3, de 60 cv, em 2000 adotou os propulsores da família Zetec RoCam. Em 2002 o hatch passou por uma reestilização traseira, feita exclusivamente para atender o gosto dos consumidores brasileiros.
Na segunda geração, lançada em 2008, o Ka cresceu e tornou-se um veículo compacto, com carroceria para cinco passageiros, mantendo a configuração de três portas. Equipado com os motores RoCam Flex 1.0 e 1.6, trouxe para o segmento de entrada novidades como alarme volumétrico, controle remoto das portas e do porta-malas e travamento automático das portas a 15 km/h. Na linha 2012, passou por uma leve reestilização na grade dianteira e na lanterna traseira.
A terceira geração, desenvolvida no Brasil, chegou em 2014 com um novo projeto global. Produzido no complexo da Ford em Camaçari, na Bahia, com carroceria de quatro portas e espaço maior para cinco passageiros, o modelo inovou também na tecnologia, na oferta de equipamentos e nos motores. Além do 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, também produzido na Bahia, passou a oferecer o Sigma 1.5 de 110 cv.
Já na linha 2019, o Ka passou a oferecer carroceria com novo design e reforços estruturais, motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros com 136 cv e transmissão automática, além de equipamentos como central multimídia SYNC com tela flutuante, botão de partida, câmera de ré e sensor de estacionamento. Trouxe ainda a versão aventureira FreeStyle, com altura elevada do solo, suspensão reforçada e outras características de utilitários esportivos, incluindo itens de estilo exclusivos.
[Fotos: Divulgação Ford]