Fiat prepara para aposentar a transmissão automatizada de cinco marchas (GSR), qual será substituída por um câmbio CVT, segundo apurado pelo jornalista Marlos Ney, do site Autos Segredos.
Nesse contexto, os modelos Argo e Cronos equipados com o motor 1.3 Firefly passarão a ser equipados com câmbio do tipo CVT (transmissão continuamente variável). A estreia deve ocorrer na linha 2020 em ambos os modelos.
⇒ Fiat Mobi GSR se torna o modelo para PCD mais barato
⇒ Fiat Argo 2019: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Fiat Cronos Drive 1.8 Automático – Preço, Fotos e Detalhes
Pela má fama e desconforto, não só a Fiat, mas também Volkswagen está se desfazendo dos automatizados. A GM foi a primeira montadora eliminar tal sistema do seu line-up em favor de um câmbio automático de seis marchas.
O câmbio automatizado nada mais é do que o câmbio manual. A vantagem é que tanto o acionamento da embreagem quanto a troca de marchas é feita por atuadores hidráulicos. A manutenção desse tipo de câmbio também é mais simples e barata. A ocorrência mais comum é a troca de embreagem.
Os valores não foram definidos, mas a nova transmissão CVT deve encarecer os modelos em média R$ 2 mil.