A Fiat, marca italiana do grupo Stellantis, está comemorando mais uma grande marca do seu sedan compacto Cronos, lançado em 2018. Após a celebração de 300 mil unidades do sedan produzidas na fábrica de Córdoba, Argentina, o marco é brasileiro, pois 150 mil carros foram comercializados só aqui.
Logo, 50% desse total produzido é destinado ao nosso mercado, sendo ainda que o Cronos registrou 22% de vendas em abril com relação ao mês de março. Em 2023, pegando o acumulado, estamos falando do segundo modelo mais vendido de todo o segmento de sedans compactos.
⇒ Fiat para PcD: reduções chegam em até R$ 18,6 mil, veja
⇒ Fiat aplica primeiro aumento de preços no hatch Argo com câmbio CVT
O modelo é vendido com motor 1.0 Firefly de três cilindros na versão de acesso e na versão Drive, tendo câmbio manual de cinco marchas – conjunto mecânico que estreou em 2022 no sedan. Além disso, conta desde 2018 com o motor 1.3 Firefly nas versões Drive manual e CVT, e Precision CVT, mesmo câmbio de sete marchas simuladas do Pulse e da Strada que chegou no Cronos e no Argo ano passado.
O modelo já foi reconhecido em importantes certificações da imprensa especializada. Foi eleito “Melhor Compra” em sua categoria pela revista Quatro Rodas e venceu em “Motor Acima de 1.0 e Câmbio Automático” pelo G1 Carros entre os sedãs pequenos e compactos mais econômicos. Outro destaque foi concedido pelo site Motor1 que elaborou um guia de compras de veículos zero-km e elegeu o Fiat Cronos como o carro com o “Melhor Custo-Benefício” em seu segmento. O modelo ainda venceu como “Carro Nacional 1,2 até 1,6l” no prêmio Abiauto. Para completar, recentemente, o Cronos recebeu o reconhecimento da Premiação Mobilidade Estadão 2023 na categoria Melhor Sedã Compacto.
“O Cronos faz parte do processo de modernização da Fiat. Além da importância estratégica no mercado, chegou com a missão de simbolizar o novo tempo no segmento de sedãs da Fiat e tem cumprido muito bem seu papel. Tem resultados incríveis na Argentina e, com a linha 2023, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil também”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Como já falado outras vezes aqui no Mundo do Automóvel para PcD, o Cronos passou a viver de forma confortável no Brasil com a saída de linha do irmão mais velho Grand Siena que ocorreu no fim de 2021.