Finalmente esse tão aguardado momento chegou! Após muita expectativa, a Fiat traz de volta a Abarth para o Brasil, já com os planos de lançar três modelos representantes da divisão esportiva. E o primeiro deles acaba de ser lançado, o Pulse.
Verdadeiramente esportivo, o SUV traz uma série de novidades e exclusividades em relação aos demais modelos da marca italiana vendidos no país, inclusive em relação ao mais recente lançamento Fastback. E essas diferenças já começam com o visual agressivo e inédito.
A dianteira traz basicamente os mesmos traços e disposições do Fastback, se apropriando de grade colmeia em acabamento black piano, conjunto óptico totalmente em LED, além de para-choque mais encorpado, com faróis de neblina posicionados na parte inferior da peça e apliques nas laterais posicionados de forma vertical. Vale ressaltar o logotipo da Abarth substituindo o da Fiat, tendo como símbolo o escorpião.
Já a lateral traz rodas raiadas na cor preta de 17 polegadas com pneus 215/50 da Dunlop, retrovisores na cor vermelha, além de uma faixa na cor vermelha com o nome Abarth que percorre as portas. Nos para-lamas dianteiros há ainda o emblema da “marca do escorpião” com uma espécie de um raio com as cores da Itália, país-origem da empresa. Assim como algumas versões “civis” do Pulse, colunas e teto são pintados na cor preta.
⇒ Fiat Pulse completa um ano e alcança 65 mil unidades
⇒ Fiat para PcD: confira opções com isenção completa em novembro (2022)
Hora da traseira. Nela, o nome Fiat também dá lugar ao Abarth na cor preta, enquanto o nome Pulse continua na lateral esquerda com a letra “e” em vermelho e as demais na cor preta. Ao lado direito, um emblema indica a motorização Turbo 270. O para-choque também fica mais robusto, trazendo um extrator e abrigando as exclusivas ponteiras duplas de escape – funcionais! Há ainda lanternas em LED e spoiler traseiro, isso igual às demais versões.
Vamos ao interior cheio de exclusividades. A iniciar pelos bancos em couro com costuras na cor vermelha exclusivas da versão e com o escorpião em baixo relevo, fazendo um belo conjunto com o revestimento do teto e das colunas na cor preta. No painel, uma faixa na cor vermelha que percorre de uma extremidade até a outra, além de uma plaqueta alusiva à Abarth, similar ao que ocorre no Fastback Limited Edition Powered by Abarth que, diferente do Pulse, não é um legítimo esportivo.
E falando em Fastback, dele é aproveitado o console central elevado com o freio de estacionamento eletrônico que dispõe de função Auto Hold. Já o volante é velho conhecido do brasileiro, pois é o mesmo que outrora era usado por Argo e Cronos, se diferenciando pela costura vermelha do revestimento em couro, do emblema com o escorpião no lugar do emblema Fiat e do botão “Poison” (veneno em inglês), que nada mais é do que o botão Sport. Essa função permite resposta de aceleração até 42% mais rápida.
Por último, o cluster de 7 polegadas totalmente digital possui grafismos exclusivos, além de ter o mostrador de pressão da turbina integrado e não nas funções do PC de bordo, como ocorre nos demais carros da Fiat e Jeep.
Vamos agora ao motor 1.3 turbo que equipa o modelo. O já conhecido Turbo 270 possui 185 cavalos no etanol e 180 na gasolina, tendo torque de 27,5 kgfm (270 NM) independente do combustível usado, estando integrado ao câmbio automático com conversor de torque de seis marchas e também contando com modo Sport. Como um bom esportivo, confere muita diversão ao Pulse Abarth, tendo o modelo um 0 a 100 km/h de 7,6 segundos, de acordo com o divulgado pela fabricante.
No campo das mudanças de mecânica, o Pulse Abarth traz acertos diferenciados para motor, câmbio, suspensão e freios.
Já no campo da tecnologia, temos a central multimídia UConnect de 10,1 polegadas. Completa, conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de conectividade com o Google Assistant, uma plataforma que funciona como assistente pessoal e permite comandos a distância do veículo. Há ainda a conectividade com o assistente Alexa integrando o Fiat Connect////Me, aplicativo de smartphone que possibilita o controle de diversas funções do modelo. Carregador por indução, retrovisor fotocrômico, entre outros itens também compõem a lista de itens de série.
Ainda na tecnologia, mas aliada a segurança, o modelo traz o sistema ADAS de assistentes de condução, dispondo de frenagem automática de emergência, comutação de farol alto (farol alto automático) e leitor de faixa com correção ativa.
O modelo vem ainda com quatro cores disponíveis, todas sólidas e são elas: Branco Banchisa, Vermelho Montecarlo, Preto Vulcano e Cinza Strato. O preço é de R$ 149.990, o que para muitos pode ser considerado elevado, mas devemos destacar o caráter exclusivo do Pulse Abarth e todo o seu apelo.