A Fiat já está operando a primeira concessionária digital da marca e primeiro ponto de venda com estas características no País. Localizada na avenida Pacaembu, nº 1.954, em área nobre da capital paulista, a loja é um ponto de venda da concessionária Amazonas, tradicional distribuidora Fiat de São Paulo.
A concessionária digital é um espaço de venda e de experiência do consumidor com a marca e seus produtos, sempre operada por um concessionário devidamente estabelecido. Ocupa uma área menor do que um ponto de venda tradicional, porque muitas das operações são digitais. A loja, que já está operando, tem área construída de 300 m².
As inovações começam na fachada. A identidade visual é distinta das demais concessionárias e se baseia na geometria de uma colmeia, formada por hexágonos brancos, cinzas e da cor bordô que caracteriza o logotipo da marca. A marca apresentada na fachada é formada pelas letras que compõem o nome FIAT (script) e não o disco bordô tradicional. À noite, a fachada tem iluminação sutil nos hexágonos e também dois painéis de led de alta definição, que compõem uma vitrine que comunica com agilidade as ações da marca, características dos veículos e ofertas. O resultado visual remete à ideia de modernidade e de uma rede interconectada.
Quando o cliente entra na loja, tem à sua disposição um totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e telefone. Recebe um QR code impresso ou via SMS no seu celular, que utilizará em outras etapas do processo de interação com a marca e os carros. Sempre há a alternativa de solicitar o apoio de um especialista da loja. Mas toda a arquitetura física e de informação permite o autoatendimento completo.
O espaço é aberto e há três carros em exposição – os modelos Fiat Toro, Argo e Cronos. As informações sobre cada modelo podem ser obtidas através de um totem digital ao lado do veículo.
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Há duas mesas interativas, que são telas de 43 polegadas sensíveis ao toque. Neste equipamento o cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais, acessórios e serviços extras, sempre tendo acesso ao valor total do modelo configurado. Há uma terceira tela, dedicada à Mopar, divisão da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) encarregada de pós-vendas, serviços, acessórios e customização, na qual o cliente pode personalizar seu veículo e adquirir serviços exclusivos.
A loja conta ainda com um mostruário físico de opções de acabamento – cores, tecidos e outros detalhes. Está disponível também um sistema de realidade virtual, através de óculos VR (Virtual Reality), que permite que o cliente experimente as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo, alterando itens opcionais e cores. Configurado e escolhido o modelo, o cliente pode fazer um test drive acompanhado de um especialista.
Na hora de finalizar a compra, o consumidor solicita o apoio do especialista em negociação, que concluirá o processo de vendas. A operação de venda pode incluir o seminovo do cliente como parte do pagamento. A entrega do veículo é feita na própria concessionária digital, mas, em breve, o cliente poderá optar pelo serviço de entrega a domicílio. Os serviços de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária nos endereços em que já mantém estrutura de serviços.
O sistema inciou a operação em 5 de novembro e, desde então, foram vendidos 14 veículos, praticamente um por dia, descontando os feriados do período.
“O brasileiro é um dos povos mais digitalizados do mundo e sente-se à vontade para fazer compras através de canais digitais. Também sabemos que o consumidor de hoje busca cada vez mais independência no processo de compra, por isso implementamos uma Concessionária Digital sem barreiras de entrada físicas ou humanas. A experimentação do consumidor é livre e intuitiva”, explica Herlander Zola, diretor do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat para o Brasil.
“Estamos operando desde o dia 5 de novembro e o retorno dos clientes e visitantes é muito positivo. Notamos grande interesse entre os concessionários para aderir a esse modelo”, completa Tai Kawasaki, diretor de Desenvolvimento de Rede da FCA para a América Latina.
Vantagens da concessionária digital
- – Em lugar do vendedor tradicional, o processo é apoiado por especialistas no produto e em negociação;
- – Como o processo de compra de um carro envolve cada vez mais a família ou o casal, a concessionária digital conta com espaço kids, lounge café, estacionamento de bicicletas, espaço pet e estande de vendas da Fiat Fashion;
- – Para o concessionário, o espaço digital permite a ampliação da presença física em áreas urbanas de alto poder aquisitivo, como em um shopping center, por exemplo, com custos de instalação mais competitivos;
- – Na prática, o sistema pode ampliar a cobertura territorial do mercado, através da instalação de pontos de venda em áreas em que a marca não está presente, melhorando a conveniência para os clientes;
- – Atualmente a rede de distribuição Fiat é composta por 521 pontos de venda.
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