O Fiat Siena é um dos sedans compactos mais consagrados do Brasil, sendo comercializado por mais de duas décadas e já foi sinônimo de expressivas vendas, sendo um representante de peso no seu segmento. Em 2012, foi lançado o Grand Siena, nova geração do modelo para conviver com a antiga geração do Siena, vendido até o ano de 2016. É dele que falaremos hoje, o sedan compacto de acesso da marca italiana chega a linha 2020 com algumas simplificações com a finalidade de afastá-lo do seu irmão mais atual e moderno, o Cronos.
Sempre foi um modelo com boas dimensões perante a concorrência, apresentando bom porta-malas e demonstrando ser um carro bem visto para aplicações como táxi e até mesmo uma boa escolha para alguém que necessite de cadeira de rodas, por exemplo. Contudo com o tempo foi ficando uma opção defasada de acordo com o que a concorrência apresentava, entre alguns modelos podemos citar a segunda geração do Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S, que sendo projetos mais atualizados acabaram por selar certo insucesso do sedan compacto italiano.
Atualmente não é um exemplo de vendas, mas ainda possui um gás dado pelos usuários mais conservadores e que preferem uma solução mais em conta e mais fácil de manter que o próprio Cronos, por exemplo, já que a motorização do Grand Siena é a tradicional Fire EVO. Até o momento foram comercializadas pouco menos de 15.000 unidades no ano de 2019, contra quase 20.000 do Cronos, o que também não é muito, mas já denota que o modelo não possui o mesmo vigor de antes.
Já possuiu uma versão com GNV de fábrica, mas atualmente a Fiat vende para a opção com motor 1.4 um kit com predisposição para tal, atraindo potenciais compradores que circulam como motoristas, por exemplo. Mesmo somente possuindo transmissão manual, também está disponível para o público PcD com abatimentos consideráveis, portanto, vamos aos detalhes do modelo.
⇒ Fiat lança oficialmente Cronos 1.8 para o público PCD
⇒ Fiat Cronos 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Fiat Argo 2020: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
O Fiat Grand Siena possui duas opções de motorização que podem ser atreladas a somente uma opção de câmbio. O propulsor mais fraco é o 1.0 Fire EVO com quatro cilindros e oito válvulas que chegou ao modelo há quase três anos como alternativa de suprir a carência da saída da geração antiga e baratear o modelo. Na potência são 75 cavalos com etanol e 73 cavalos com gasolina, ambos a 6.000 rpm, com torque de 9,9 kgfm no combustível derivado da cana e de 9,3 kgfm abastecido com gasolina, ambos os números a 3.850 rpm.
Já o motor mais forte equipa o Grand Siena desde o lançamento em 2012, sendo a motorização que sempre representou o maior volume de vendas do sedan. É o motor 1.4 Fire EVO também com quatro cilindros e oito válvulas que no etanol possui 88 cavalos de potência a 5.750 rpm, sendo 85 cavalos com gasolina na mesma rotação. Já no torque são 12,5 kgfm com etanol e 12,4 kgfm com gasolina, ambos a 3.500 rpm.
São 4.290 mm de comprimento total, 1.700 mm de largura, 1.507 mm de altura com entre-eixos de 2.511 mm. Porta-malas de 520 litros e tanque de combustível possui capacidade para 48 litros.
Fiat Grand Siena Attractive 1.0 Manual: a opção mais em conta do sedan da marca italiana dispõe de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, airbag duplo, freios ABS com EBD, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), predisposição para rádio, faróis biparábola com máscara negra, retrovisores externos com regulagem manual, entre outros itens.
Opcionalmente pode contar com volante regulável em altura, retrovisores elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, sistema de som com comandos no volante, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
Fiat Grand Siena Attractive 1.4 Manual: com motor mais forte o Grand Siena troca as rodas com calotas de 14 polegadas por rodas também com calotas, mas de 15 polegadas. Opcionalmente pode contar com os mesmos itens da versão Attractive 1.0, podendo possuir ainda rodas de liga-leve de15 polegadas e a predisposição para instalação de GNV numa empresa devidamente homologada.
Confira os dados de consumo conforme dados do Inmetro:
Etanol:
Gasolina:
KM/tempo | Valor 1.0/1.4 |
10 mil ou 12 meses | R$ 196/R$ 224 |
20 mil ou 24 meses | R$ 428/R$ 456 |
30 mil ou 36 meses | R$ 748/R$ 688 |
Motores: 1.0 e 1.4
Cilindradas: 999 cm³ e 1368 cm³
Potências: 75 cv/73 cv @ 6.000 rpm (E/G) e 88 cv/85 cv @ 5750 rpm (E/G)
Torques Max.: 9,9/9,3 kgfm @ 3.850 rpm (E/G) e 12,5/12,4 kgfm @ 3.500 rpm (E/G)
Transmissão: Manual de cinco marchas
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente com barra estabilizadora McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ABS
Pneus/Rodas: 185/60 R15, 195/55 R16, 205/45 R17
Dimensões: Comprimento 4.290 mm; Largura 1.700 mm; Altura 1.507 mm; Entre-eixos 2.511 mm
Capacidade do tanque: 48 L.
Porta-malas: 520 L.
Peso ordem de marcha: 1133 kg (1.0) e 1094 kg (1.4)