Lançado no mercado brasileiro em setembro de 2022, o SUV compacto cupê da Fiat, o Fastback, veio para somar à ofensiva da marca italiana a esse segmento bastante disputado, juntamente com o Pulse, lançado em 2021.
Desde então, o modelo ganhou muitos adeptos, inclusive tendo alguns diferenciais bem interessantes, como o maior porta-malas do segmento (516 litros na medição tradicional), além de ter sido o primeiro Fiat com freio de estacionamento eletrônico, bem como sistema ADAS em todas as versões quando chegou.
Em 2023, ele ganhou uma nova versão de acesso, desprovida de alguns itens, mas que possui um custo x benefício bem interessante. Ainda esse ano deve chegar a versão esportiva Abarth.
Para a linha 2024, algumas mudanças de acabamento interno e externo foram aplicadas. Veja detalhes e preços para PcD:
O SUV compacto da marca italiana possui dois propulsores, um atrelado a cada tipo de câmbio automático, ambos turboalimentados e flexíveis.
Iniciando com o 1.0 turbo (conhecido como Turbo 200), apresenta um torque de 20,4 kgfm (200 NM) disponível a 1.750 rpm, tanto ao usar etanol quanto gasolina. Quanto à potência, atinge 130 cavalos com etanol e 125 cavalos com gasolina, trabalhando em conjunto com a transmissão CVT de sete velocidades simuladas e modo Sport.
A Limited Edition, topo, por sua vez, é equipada com o motor 1.3 turbo (T270), que oferece uma potência de 185 cavalos com etanol e 180 cavalos com gasolina. Seu torque é de 27,5 kgfm (270 NM), independentemente do tipo de combustível utilizado. Este propulsor funciona em conjunto com uma transmissão automática de conversor de torque de seis marchas, além de contar com o modo Sport.
Etanol
Gasolina
O Fiat Fastback possui 4.427 mm de comprimento, largura de 1.774 mm, altura de 1.545 mm e entre-eixos de 2.533 mm. Seu porta-malas tem 516 litros e o tanque de combustível 47 litros.
⇒ Citroën C4 Cactus 2024: preço PcD, fotos, versões, equipamentos e mais
⇒ Nissan Versa 2024: preço, fotos, versões, equipamentos e mais
Na versão T200, o modelo traz ar-condicionado digital automático, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga-leve de 17 polegadas, faróis e lanternas Full-LED, maçanetas na cor do carro e retrovisores black piano, volante multifuncional, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas central, central multimídia UConnect com 8,4 polegadas e Android Auto/Apple CarPlay sem fio, quatro airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, entre outros itens.
Já a versão Audace adiciona rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, sistema ADAS de assistência à condução (frenagem automática de emergência, leitor de faixa e placa, farol alto automático), carregador por indução, chave presencial com partida por botão, entre outros itens.
Já as versões Impetus e Limited Edition trazem basicamente os mesmos itens, como rodas de 18 polegadas, mas que mudam o desenho para cada uma. Ademais, a Impetus possui visual com detalhes escurecidos, enquanto Limited se apropria de um visual com cromados (embora retrovisores e teto sejam na cor preta).
Pois bem, ambas as versões trazem painel digital de 7 polegadas, bancos em couro, central multimídia de 10,1 polegadas, revestimento do teto na cor preta e sensor de estacionamento dianteiro como diferenciais.
*base Agosto/2023 – versão T200 com isenção e bônus de 4%, enquanto as demais têm isenção e bônus de 8%.
Preço público | Preço público | Preço PcD |
---|---|---|
Turbo 200 CVT | R$ 119.990 | R$ 111.543 |
Audace Turbo 200 CVT | R$ 138.990 | R$ 123.822 |
Impetus Turbo 200 CVT | R$ 150.990 | R$ 134.512 |
Limited Edition Turbo 270 AT6 | R$ 162.490 | R$ 140.658 |
Motor T200
10 mil km ou 12 meses | R$ 564 |
20 mil km ou 24 meses | R$ 576 |
30 mil km ou 36 meses | R$ 664 |
40 mil km ou 48 meses | R$ 744 |
50 mil km ou 60 meses | R$ 588 |
60 mil km ou 72 meses | R$ 1.104 |
Motor T270
10 mil km ou 12 meses | R$ 656 |
20 mil km ou 24 meses | R$ 768 |
30 mil km ou 36 meses | R$ 656 |
40 mil km ou 48 meses | R$ 948 |
50 mil km ou 60 meses | R$ 680 |
60 mil km ou 72 meses | R$ 1.348 |
Motores: 1.0 T200: 1.3 T270
Cilindrada: 999: 1332 cm³
Potências: 130 cv (E)/125 cv (G) @ 5.750 rpm; 185 cv (E)/180 cv (G) @ 5.750 rpm
Torques Max.: 20,4 kgfm (E/G) @ 1.700 rpm; 27,5 kgfm @ 1.750 rpm (E/G)
Velocidade Max.: 196 km/h; 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4s; 8,1s
Transmissão: automática de seis marchas
Consumo urbano: 8,4 km/l (E) 11,9 km/l (G); 7.9 km/l (E) 11,3 km/l (G)
Consumo rodoviário: 10,2 km/l (E) 14,6 km/l (G); 9,7 km/l (E) 13,6 km/l (G)
Autonomia urbana: 395 km (E) 559 km (G); 371 km (E) 531 km (G)
Autonomia rodoviária: 479 km (E) 686 km (G); 456 km (E) 639 km (G)
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e Pneus: 205/50 R17; 215/45 R18
Dimensões gerais: comprimento: 4.427 mm, largura: 1.774 mm, altura: 1.545 mm, entre-eixos: 2.533 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Porta-malas: 516 litros