Fiat Fastback é lançado a partir de R$ 129.990; veja versões, fotos e mais detalhes

Novo SUV da marca italiana traz carroceria cupê, duas motorizações turbo e até mesmo freio de estacionamento eletrônico; item é novidade na gama Fiat no Brasil.

Fiat Fastback
Fiat Fastback

A chegada do Fiat Fastback enfim acontece! Após muita expectativa, tradicional nos modelos da marca ultimamente, além de todas as ações de marketing e divulgação feitas pela marca até chegar o dia de hoje. Além disso, a quantidade de flagras de unidades camufladas foi imensa.

Fato é que o Fastback consolida a presença da Fiat entre os crossovers e SUVs compactos, iniciada em 2021 com o Pulse, modelo de bastante sucesso e representatividade no segmento. Mantém a plataforma MLA, derivada da MP1 que vemos no Argo, recebendo mudanças até mesmo em relação ao irmão menor para conferir um novo patamar.

Mas afinal, qual a inspiração do Fastback e do nome? Bom, ambos vêm lá do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, onde a marca apresentou um conceito de mesmo nome com base na picape Toro, mostrando o que poderia estar por vir nos anos subsequentes que, inclusive, marcam muito progresso para a Fiat como um todo.

Falando um pouco mais do design do SUV, temos a dianteira que será vista também no Pulse Abarth, diferente das demais versões do irmão menor, justamente por trazer uma grade com elementos em colmeia e para-choque mais esportivo, tendo nas laterais apliques na horizontais e faróis de neblina na parte inferior. Os faróis, embora sejam os mesmos, trazem uma mudança: a seta se posiciona na mesma peça do DRL em LED, sendo uma luz conjugada.

O design da traseira traz um imponente caimento cupê, a exemplo do VW Nivus, um dos concorrentes, e buscando inspiração em modelos premium, como BMW X4/X6 e Mercedes-Benz GLE. As lanternas são afiladas e invadem a tampa do porta-malas, sendo totalmente em LED. E falando em porta-malas, sua abertura se dá junto do vigia traseiro, aumentando a amplitude para acesso ao compartimento.

Compartimento este que merece bastante destaque pela sua grande capacidade: são 516 litros na forma “tradicional” de medição (VDA) ou 600 litros se considerarmos a capacidade líquida, chegando a 1.087 litros com os bancos rebatidos. Se compararmos com o Pulse, trata-se de um grande avanço, já que o modelo tem 370 litros, chegando perto dos 525 litros do sedan Cronos.

Falando um pouco mais de dimensões e capacidades, o Fiat Fastback possui 4.427 mm de comprimento, largura de 1.774 mm, altura de 1.545 mm e entre-eixos de 2.533 mm. O ângulo de entrada do SUV cupê é de 20,4º e o de saída é de 24,3º, tendo 192 mm de altura livre do solo. Todos os números correspondentes a versão Limited Edition by Abarth e alguns podem sofrer alterações a depender da versão.

Veja Também

⇒ Fiat Cronos CVT para PcD tem isenções e bônus de fábrica

⇒ Fiat para PcD: confira opções com todas as isenções em agosto – 2022

Indo para a mecânica, o Fastback traz duas opções de motor turbo, tendência atual de eficiência, com ambos trazendo a tecnologia Multiair III, bloco 100% em alumínio e injeção direta de combustível. Começando pelo 1.0 turbo (chamado de Turbo 200), são 20,4 kgfm de torque (200 NM) a 1.750 rpm tanto no etanol quanto na gasolina. Já a potência é de 130 cavalos no etanol e 125 na gasolina, sendo aliado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas.

Continuando sobre motor e desempenho, o Fastback Turbo 200 faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, segundo dados confirmados pela própria Fiat, além de ter o modo Sport, recurso que leva ainda mais esportividade na condução do modelo. Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamentodo acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência máxima do propulsor. Tudo para uma tocada mais esportiva e dinâmica.

Vamos agora ao motor 1.3 turbo que equipa a versão topo de linha. O já conhecido T270 possui 185 cavalos no etanol e 180 na gasolina, tendo torque de 27,5 kgfm (270 NM) independente do combustível usado, estando integrado ao câmbio automático com conversor de torque de seis marchas e também contando com modo Sport. Aqui, o foco principal é o desempenho, tendo 0 a 100 km/h de 8,1 segundos e relação peso x potência de 7 kg/cv.

Já no campo da tecnologia, repete o que já é visto na gama Jeep e Fiat desde 2021, trazendo a nova versão da central multimídia UConnect. Completa, conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de conectividade com o Google Assistant, uma plataforma que funciona como assistente pessoal e permite comandos a distância do veículo. Há ainda a conectividade com o assistente Alexa integrando o Fiat Connect////Me, aplicativo de smartphone que possibilita o controle de diversas funções do modelo e agora permite agendamento de revisões.

Há ainda o Wi-Fi integrado para até 8 dispositivos se conectarem, bem como GPS integrado e alertas de condução. Novidade na gama Fiat, todas as versões do Fastback trazem freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold que permite tirar o pé do pedal com o veículo parado.

Ainda na tecnologia, mas aliada a segurança, todas as versões também trazem o sistema ADAS de assistentes de condução, dispondo de frenagem automática de emergência, comutação de farol alto (farol alto automático) e leitor de faixa com correção ativa. Detector de ponto cego e piloto automático adaptativo não fazem parte da lista.

Na parte de acessórios genuínos Mopar, o Fastback traz ampla lista de opções, como som premium JBL, protetor de soleira, frisos na cor do carro, engate integrado, tapete do porta-malas, rebatimento elétrico do retrovisor, entre outros itens.

Confira a seguir o conteúdo de cada uma das três versões e respectivos preços. Lembrando que ainda para 2022 a marca promete uma versão Abarth para o modelo, literalmente esportiva:

  • Fiat Fastback Audace Turbo 200 CVT: R$ 129.990

Desde a versão de entrada, o SUV traz: ar-condicionado digital automático, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, piloto automático com limitador de velocidade, rodas de liga-leve de 17 polegadas, faróis e lanternas Full LED, central multimidia com tela de 8,4 polegadas, câmera de ré, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema ADAS de assistência à condução, borboletas no volante para troca de marchas, quatro airbags, entre outros itens.

  • Fiat Fastback Impetus Turbo 200 CVT: R$ 139.990

Itens da versão anterior + central multimídia de 10,1 polegadas, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas totalmente digital (a mesma de Pulse, Toro e Jeep Renegade), teto na cor preta, rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado, bancos em couro, revestimento do teto escurecido e sensor de estacionamento dianteiro.

  • Fiat Fastback Limited Edition by Powered Abarth Turbo 270 AT6: R$ 149.990

Itens da versão anterior + rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido, badges alusivos a versão nas laterais e no interior, além do motor T270 com câmbio de seis marchas.

Galeria de fotos: Fiat Fastback

  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback
  • Fiat Fastback