Lançado em 2018 no Brasil, o Fiat Cronos iniciou sua trajetória no país de forma bastante tímida, patinando em vendas e sem muita representatividade. Porém, ele atuava junto com o Grand Siena, veterano que já dava sinais de cansaço e que merecia a aposentadoria.
Bastou o Cronos ser o único sedan da Fiat no portfólio para que ele deslanchasse entre os mais vendidos do Brasil, tendo emplacados até junho de 2024 um total de 16.673 carros. Com isso, até o sexto mês do ano, o modelo da marca italiana nada mais é do que o segundo modelo mais vendido do segmento, ficando somente atrás do Chevrolet Onix Plus com quase 30 mil carros.
⇒ Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2025: versão mais barata do SUV sem pedal de embreagem
⇒ Jeep Renegade Sport 2024: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
Para quem deseja conhecer todos os detalhes que a versão Drive 1.3 com câmbio automático CVT do Cronos oferece, confira o review completo abaixo. Aqui você encontrará todas as especificações técnicas, consumo, dimensões, equipamentos de série, ficha técnica, preço para PcD e muito mais.
O Fiat Cronos Drive 1.3 CVT vem equipado com o motor 1.3 Firefly aspirado, capaz de entregar uma potência máxima de 107 cavalos no etanol ou 98 na gasolina a 6.250 rpm e torque de 13,7 kgfm no etanol ou 13,2 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. A transmissão é uma automática do tipo CVT que simula sete marchas.
O consumo do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT apresenta as seguintes médias pelo INMETRO. Na cidade, o modelo apresenta um consumo de 9,3 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina. Na estrada, os números sobem para 11 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina. Com um tanque de combustível de 48 litros, a autonomia urbana é de 446 km (etanol) e 638 km (gasolina), enquanto a autonomia rodoviária alcança 528 km (etanol) e 720 km (gasolina).
Em termos de dimensões, o Cronos tem comprimento total de 4,36 metros, com uma distância entre-eixos de 2,52 metros, largura de 1,72 metro e altura de 1,50 metro. Além disso, seu porta-malas tem 525 litros.
De série, o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT traz ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores com ajustes manuais, central multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay com fio, piloto automático, volante com regulagem de altura, painel com computador de bordo de 3,5”, bancos em tecido, lanternas em LED, rodas de aço de 15” com calotas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, duplo airbag frontal, freios ABS, entre outros itens.
Por fim, no que diz respeito aos preços, o modelo tem preço público de R$ 102.990 na cor preta e sem opcionais. No entanto, para o público PcD, está sendo comercializado por R$ 77.927,79, após a aplicação da isenção de IPI integral, isenção de ICMS parcial e do bônus de fábrica. A redução no preço do SUV para modalidade é de R$ 25.062,21.
*cidade referência: São Paulo-SP.
KM OU TEMPO | PREÇOS |
10.000 km ou 12 meses | R$ 576 |
20.000 km ou 24 meses | R$ 800 |
30.000 km ou 36 meses | R$ 592 |
40.000 km ou 48 meses | R$ 1.908 |
50.000 km ou 60 meses | R$ 624 |
Motor: 1.3 8V
Cilindrada: 1332 cm³
Potência (E/G): 107 cv/98 cv a 6250 rpm
Torque Max. (E/G): 13,7/13,2 kgfm a 4000 rpm
Velocidade Max.: 170 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1s
Transmissão: automática CVT com sete marchas simuladas
Consumo urbano: 9,3 km/l (E) 13,3 km/l (G)
Consumo rodoviário: 11 km/l (E) 15 km/l (G)
Autonomia urbana: 446 km (E) 638 km (G)
Autonomia rodoviária: 528 km (E) 720 km (G)
Direção: Assistência elétrica
Suspensão: Dianteira independente McPherson com mola helicoidal; Traseira eixo de torção com mola helicoidal
Freios: Dianteiros a disco ventilado; Traseiros a tambor
Rodas e Pneus: 185/60 R15
Dimensões gerais: Comprimento 4364 mm; Distância entre-eixos 2521 mm; Largura 1726 mm; Altura 1508 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 525 litros