A Fiat anunciou oficialmente que o Pulse e o Fastback serão seus primeiros modelos com motorização híbrida flex no Brasil, com lançamento previsto para novembro de 2024. A Stellantis, grupo responsável pela marca, já havia revelado investimentos no desenvolvimento e produção do sistema híbrido, mas confirmou só hoje os primeiros modelos e a data de estreia no mercado nacional.
Esses SUVs compactos representam um marco para a indústria nacional, sendo os primeiros híbridos flex nacionais da Stellantis. O sistema MHEV utiliza um pequeno motor elétrico que substitui o alternador, permitindo melhor eficiência aos modelos, mas sem tração exclusivamente elétrica.
⇒ PCD: Fiat tem até R$ 26,6 mil de desconto em outubro de 2024; confira
⇒ Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro ganham série especial Tributo 125
O Pulse e o Fastback T200 Hybrid compartilham o motor T200 1.0 turbo flex, com potência de até 130 cv e torque de 20,4 kgfm, acoplado a um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Com esse auxílio do sistema MHEV, o conjunto promete ficar eficiente, otimizando o consumo de combustível.
A Fiat também confirmou que a cor azul Amalfi estará disponível para os novos híbridos, marcando o retorno dessa tonalidade ao Pulse e uma estreia para o Fastback. Os modelos terão emblemas “Hybrid” na traseira, destacando que utilizam o sistema híbrido.
De acordo com o perfil @stellantis_clube, que divulgou dados sobre o possível consumo homologado do Fastback T200 Hybrid, o modelo deve alcançar 9,6 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, a estimativa é de 10,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina, destacando a eficiência do novo sistema híbrido.