A Fiat lançou no último mês de julho a linha 2023 do seu hatch compacto Argo, modelo de grande sucesso na gama da marca e que desde 2017 completa o portfólio no mercado brasileiro com um crescente sucesso. Foram adotadas mudanças visuais e de posicionamento, mas uma coisa chamou atenção: cadê o câmbio CVT?
Pois bem, a transmissão automática vinha sendo bastante aguardada tanto no Argo quanto no seu sedan derivado Cronos, mas só o três volumes recebeu essa novidade. Isso causou certo estranhamento, porém, a Stellantis em coletiva recente para a imprensa revelou que as pesquisas de mercado realizadas mostraram que o cliente de sedans B exigem mais um câmbio desse tipo que um cliente de hatch.
Veja Também
⇒ Fiat Cronos CVT para PcD tem isenções e bônus de fábrica
⇒ Fiat para PcD: confira opções com todas as isenções em agosto – 2022
Outro fator está na disponibilidade dessa transmissão que é fornecida pela AISIN e equipa os carros Strada (duas versões) e Pulse (quatro versões). Como sabemos, o mundo automotivo vive uma escassez de componentes que tem comprometido a produção de diversos carros, peças e equipamentos.
Além disso, de acordo com Bruno Amorim, gerente de marketing de produto para Argo e Cronos argumenta que se o cliente de Argo desejar transmissão automática poderá optar pelo SUV Pulse, cuja versão CVT mais acessível custa R$ 102.590. Isso representa um salto de R$ 17.700 perante a versão “pseudo-aventureira” do hatch, a Trekking 1.3, isso com ambos os carros sem adição de opcionais.
Já nesse meio-termo, temos as versões automáticas do Cronos, sendo a Drive custando R$ 88.190 e a Precision custando R$ 92.790, ambas também sem opcionais, mas que a depender da proposta do usuário pode não se mostrar uma opção interessante, embora disponha de maior porta-malas.
Isso não quer dizer que o Argo será apenas manual para sempre, já que marca afirma estar estudando as necessidades do mercado para em um momento oportuno oferecer o hatch com câmbio CVT. Contudo, deve ser algo apenas para 2023.
Fotos: Fiat Argo 2023
Fonte: Motor1