A maior surpresa da classificação semestral dentre os modelos mais vendidos no Brasil foi o desempenho do Taycan. Este Porsche, 100% elétrico, alcançou 46% das vendas de seu segmento, no caso sedãs grandes. No entanto, todos os modelos puramente elétricos nos primeiros seis meses somaram apenas 739 unidades (dados da Anfavea) ou 0,01% do total de automóveis. O Taycan conquistou 29% deste minúsculo nicho.
O ano de 2021 precisa ser observado com algumas ressalvas. Seguidas paradas por falta de semicondutores alteraram de forma substancial o desempenho dos fabricantes de veículos, de vários modelos e até de segmentos inteiros.
Para começar, é preciso relativizar o avanço dos SUVs quando comparados aos hatches compactos. Sem dúvida, os SUVs continuarão a ganhar preferência dos consumidores e consumidoras, mas o resultado do primeiro semestre está distorcido. A escassez aguda do líder dos compactos teve efeito estatístico sobre as tendências. Só daqui a um ano, após regularização da oferta, será possível avaliar o cenário com maior precisão.
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Dos 16 segmentos analisados, Onix perdeu a liderança para o HB20 nos hatches compactos, porém o Onix sedã manteve sua posição. Mobi ultrapassou o Kwid entre subcompactos. Renegade voltou à liderança dos SUVs compactos. Dos líderes tradicionais chamam atenção os 99% de participação do BMW Série 7, os 72% da Strada, os 71% dos BMW Séries 3 e 4, além dos 60% do Mustang.
Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Se o enquadramento implica dúvidas, a escolha, em pouquíssimos casos, torna-se subjetiva. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (mínimo de dois) e em razão da importância do segmento. Compilado por Paulo Garbossa, da consultoria ADK.
ALTA RODA
SEMINÁRIO Revisão das Perspectivas 2021, da Autodata, destacou temas importantes. A palestrante Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação da GM América do Sul, apontou que se o Brasil exportasse um milhão de veículos por ano poderia criar 120.000 novos empregos diretos e indiretos na longa cadeia produtiva do setor. Lembro que em 2017 o País exportou 716.000 unidades, mas não conseguiu voltar a esse patamar. Paulo Cardamone, da consultoria Bright, mostrou a tendência de compras de modelos de maior valor agregado. Em 2020 o tíquete médio era de R$ 63.200 e em 2022 chegará a R$ 91.600.
NISSAN Kicks superou por pouco (420 unidades) o Honda HR-V no primeiro semestre. As mudanças incluem um para-brisa acústico que melhora, de fato, o silêncio a bordo. No uso diário o conforto dos bancos, batizados pela marca de “zero gravity”, faz a diferença até em pequenos percursos. Motor 1,6-L flex entrega 114 cv, mas como o veículo pesa apenas 1.139 kg, o desempenho fica compatível com a média do segmento entre motores de aspiração natural. Seria ideal um motor turbo de 1 litro que a aliança Renault Nissan planeja. O automático CVT, em 90% dos Kicks vendidos, melhorou um pouco em relação à letargia típica desse tipo de câmbio. Tanque de combustível de apenas 41 litros limita o alcance em relação à maioria dos concorrentes.
Por: fernandocalmon.com.br