Inaugurado em 2015, o Polo Automotivo Stellantis, sediado na cidade pernambucana de Goiana, região metropolitana de Recife, chega ao marco de 1,5 milhão de produtos fabricados. Atualmente, saem de lá o trio SUV da Jeep (Renegade, Compass e Commander), a picape Fiat Toro e, mais recentemente, a RAM Rampage – primeiro e único produto da marca nacionalizado, ao menos até então.
“Esse marco de 1,5 milhão de unidades produzidas é resultado dos investimentos em inovação e tecnologia e do esforço contínuo na qualificação de mão de obra. Esses são os diferenciais do Polo Stellantis de Goiana”, declara Jasson Azevedo, plant manager do Polo Automotivo. “Esse sucesso nos estimula a continuar evoluindo na busca em excelência e qualidade, investindo no desenvolvimento de produtos, na melhoria de processos e, principalmente, nas pessoas”, comemora.
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Em 2015, foi inaugurado o Polo de Goiana com um investimento inicial de R$ 11 bilhões. Em 2018, iniciou-se um ciclo adicional de investimentos, que prevê investimento de R$ 7,5 bilhões até 2025, focado em desenvolvimento de produtos, Pesquisa & Desenvolvimento, sistemas de produção e treinamento de pessoal. Assim, o montante total investido chega a R$ 18,5 bilhões.
A capacidade de produção anual é de 280 mil veículos, não apenas para atender o mercado nacional, mas também para exportar para países como Argentina, Chile e México, entre outros da América Latina. Desde a sua apresentação, já foram exportadas mais de 200 mil unidades.
O Polo destaca-se pela sua concentração de fornecedores, abrigando numa mesma área industrial uma planta de produção de automóveis e um Parque de Fornecedores com 18 empresas, cobrindo uma área total construída de 530 mil metros quadrados. Atualmente, 38 fornecedores estão definidos em Pernambuco, e existem negociações em andamento para expandir ainda mais a cadeia de suprimentos na região Nordeste.
O Polo Automotivo de Goiana tem sido um importante motor de transformação socioeconômica na região desde o início do projeto. Ele tem prioridade na contratação de mão de obra local e investimento em treinamento profissional. Atualmente, 85% dos funcionários são pernambucanos, principalmente aqueles que residem nas proximidades da fábrica. A planta automotiva e o Parque de Fornecedores empregam um total de 14,7 mil trabalhadores. Além disso, ao longo de toda a cadeia produtiva, aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos são gerados.
Eletrificação
A fábrica pernambucana do grupo se encarregará ainda de alocar tecnologias de eletrificação que serão adotadas em modelos da Stellantis a serem fabricados por lá. Chamada de Bio-Hybrid e já apresentada, a família é composta de híbridos de três tipos: leve (MHEV), convencional (HEV) e plug-in (PHEV). Ou seja, questão de tempo para vermos a linha Jeep e, quem sabe, Toro e Rampage com eletrificação e produção totalmente nacional.