A Fiat, marca italiana do grupo Stellantis, está comemorando mais uma grande marca do seu sedan compacto Cronos, lançado em 2018. São nada menos do que 300 mil exemplares fabricados e destinados não só ao mercado local, mas também para a exportação, incluindo Brasil e mais oito países da América Latina.
O modelo que é produzido em Córdoba, Argentina, completa 34 meses seguidos sendo o carro mais vendido do país dos “Hermanos”, sendo que 38 mil exemplares foram emplacados em 2022. Por aqui, o modelo é o segundo sedan compacto mais vendido com 11.277 carros emplacados até abril, perdendo para o Chevrolet Onix Plus somente.
⇒ Fiat para PcD em março (2023): reduções chegam em até R$ 18,6 mil, veja
⇒ Exclusivo: Fiat libera Argo automático 2023 para PCD; veja preços
O modelo é vendido com motor 1.0 Firefly de três cilindros na versão de acesso e na versão Drive, tendo câmbio manual de cinco marchas – conjunto mecânico que estreou em 2022 no sedan. Além disso, conta desde 2018 com o motor 1.3 Firefly nas versões Drive manual e CVT, e Precision CVT, mesmo câmbio de sete marchas simuladas do Pulse e da Strada que chegou no Cronos e no Argo ano passado.
A redenção do sedan da marca italiana por aqui começou justamente com seu reposicionamento que se deu com a saída do Grand Siena, modelo que assumia a posição de entrada no segmento dentro do portfólio da Fiat, ofuscando o irmão mais novo principalmente nas vendas diretas que, hoje, é a maior fatia do Cronos.