Segurança

DRL e controle de estabilidade passam a ser obrigatórios no Brasil

Outros recursos de segurança também passam a vir de série em todos os carros fabricados no país, veja quais são.


Publicidade

O ano de 2024 chegou e com ele mais obrigatoriedades nos veículos comercializados em território brasileiro, todas visando agregar em segurança para os usuários. Entre elas, podemos citar a necessidade do controle de estabilidade e das luzes diurnas (DRL), assim como o alerta de uso de cinto de segurança.

Essa obrigatoriedade já deveria ter sido colocada em prática na virada de 2021 para 2022, mas o Governo Federal à época cedeu a “pressão” das montadoras para adiar o prazo alegando os efeitos da pandemia de Covid-19 na cadeia produtiva e assim foi feito. A Resolução 799 do CONTRAN entrou em vigor já em 1/1/2024.


Publicidade

Veja Também

⇒ CONFAZ eleva teto de isenção de ICMS para PCD, confira

⇒ Projeto de Lei quer aumentar teto de isenção de IPI para PcD

Porém, mesmo que muitos carros já disponham desses itens agora obrigatórios mesmo sem a vigência da Resolução, alguns ainda não seguem e terão que sofrer mudanças. É o caso dos Fiat Mobi, Argo e Cronos que possuem ESC opcional e não contam com DRL, assim como Renault Stepway com transmissão manual e o Peugeot 2008. Nesse último caso, a próxima geração está vindo e contará com esses equipamentos.

Logo, a expectativa é que nos próximos dias sejam anunciadas alterações nos itens de série dos citados veículos para se enquadrarem aos novos critérios. Sem falar que o alerta de frenagem e a obrigatoriedade de repetidores de seta em para-lamas ou retrovisores também são novidades. As luzes diurnas comumente são em LED, mas também não é obrigatório que seja.

Outra inovação é que testes de impacto laterais serão obrigatórios para homologação dos veículos. Caminhões, ônibus e vans também serão obrigados a ter esses itens, mas o prazo é 1º de janeiro de 2025.

Share
Published by
Carlos Augusto Nascimento