A Nissan do Brasil moderniza sua fábrica de Resende, sul do Rio de Janeiro, responsável por produzir o SUV compacto Kicks e que outrora produziu March e Versa. Em abril, a planta completa dez anos de atividades e ganha novos equipamentos.
Segundo a marca japonesa, oito robôs foram instalados nas áreas da pintura e do plástico e passaram a somar esforços com os operadores e tecnologias já existentes da fábrica. O objetivo é entregar mais agilidade, precisão e eficiência no processo de montagem dos veículos.
No prédio da pintura, quatro novos robôs são responsáveis pela proteção inferior das carrocerias. Em trabalho ordenado e preciso, eles aplicam automaticamente a vedação e uma massa protetiva contra ruídos e pequenos impactos nos chassis do SUV da Nissan. Agora, o setor conta com 16 robôs no total, os outros 12 são responsáveis por dar cor e personalidade a todas as carrocerias que passam pela linha de produção em Resende.
Veja Também
⇒ Nissan atualiza seu chatbot com informações para o público PcD
⇒ Nissan para PCD: redução de até R$ 30,8 mil (IPI e bônus), veja preços
O setor de plástico também recebeu um reforço significativo com a incorporação de quatro novos robôs. Na estação de pintura destinada aos para-choques, esses autômatos assumem a responsabilidade pela aplicação da camada base de tinta. Enquanto dois deles se ocupam da “primeira demão”, os restantes desempenham a função na “segunda demão”.
Com a introdução dos equipamentos mais recentes, a etapa de pintura dos para-choques atingiu a total automação, uma vez que a aplicação do verniz já estava a cargo de outros dois robôs. Essa inovação resultou em maior agilidade, qualidade e eficiência nessa fase da produção.
A implementação dessas tecnologias avançadas elevou o Complexo Industrial da Nissan em Resende a um total de 113 robôs em operação diária na linha de montagem, complementados pelos quase 160 AGVs (veículos autoguiados), criando uma integração perfeita com a equipe de colaboradores da fábrica.
Tudo isso visando o futuro, com a produção local de dois novos SUVs, sendo um deles a próxima geração do Kicks, modelo que deve chegar ao mercado no ano que vem. No total, o aporte é de R$ 2,8 bilhões.