A credencial digital de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) já está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Agora, o processo de emissão é simples, reduz a burocracia e torna o documento válido em todo o território nacional, sem a necessidade de impressão para exibição no painel do veículo.
Para emitir, o usuário deve acessar o aplicativo CDT e seguir os passos: selecionar “Condutor”, depois “Credencial de Estacionamento” e escolher entre “Credencial de Idoso” ou “Credencial PCD”. Após aceitar os termos, a credencial digital é gerada e fica visível no app. A validação dos dados ocorre automaticamente, usando o sistema Renach para idosos e o registro do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e INSS para PCDs.
⇒ Novo teto de IPI para PcD vindo? Comissão da Câmara aprova aumento para R$ 221.000
Para vincular a credencial a um veículo, basta acessar a opção “Vínculo da credencial a veículo”, onde é possível escolher entre um carro próprio ou de terceiro. No caso de vínculo a veículos de terceiros, é necessário inserir a placa, CPF do proprietário e um apelido para identificação. O proprietário do veículo, por sua vez, recebe a solicitação no CDT e deve aceitar para que o vínculo seja efetivado.
Com a credencial digital, os motoristas poderão estacionar nas vagas reservadas sem a necessidade de um documento físico, mas a fiscalização continuará rigorosa. Agentes de trânsito possuem sistemas de verificação digital que confirmam a validade e vínculo das credenciais com o veículo estacionado. Além disso, cidadãos podem consultar o CDT para verificar o uso correto das vagas.
A medida oferece mais praticidade e amplia a inclusão de idosos e PCDs, eliminando o antigo prazo de validade de cinco anos para idosos.