Pode parecer um tanto quanto estranha a comparação entre um modelo que está encaixado dentro do teto de R$ 70.000 para isenção do ICMS com outro que dispõe apenas de isenção de IPI, apesar de bônus de 10%. No entanto, o embate faz pleno sentido, uma vez que o Volkswagen T-Cross Sense na linha 2021 agora dispõe de pacotes de acessórios e que quando instalados, fazem o preço esbarrar no irmão Nivus.
Este, por sua vez, parte de R$ 85.890 sem opcionais e na cor sólida Preto Ninja, ficando para o público PcD por pouco mais de R$ 72.000. Com uma diferença de preço relativamente pequena, fica a dúvida para muitos: um T-Cross Sense completo por quatro anos (exceto SP, SC e GO) com isenção de IPVA ou um Nivus Comfortline com tempo mínimo de permanência reduzido pela metade, mas pagando IPVA (na maioria dos estados)?
Lembrando que o objetivo aqui não é estabelecer um modelo melhor que o outro, mas destacar as principais semelhanças e diferenças entre ambos para que nossos leitores que venham a ter eventuais dúvidas a respeito venham a saná-las.
Tanto T-Cross Sense quanto Nivus Comfortline fazem uso do mesmo moderno conjunto mecânico.
A motorização é a 1.0 TSI (200 TSI) 12V com injeção direta de combustível e três cilindros que conta com 128 cavalos de potência quando abastecido com etanol ou 116 cavalos com gasolina, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 20,4 kgfm ou 200 nM a 2.000 rpm em ambos os combustíveis.
A transmissão é automática de seis marchas com conversor de torque e opção de trocas manuais.
No tocante das dimensões, vale fazermos um estabelecimento básico: enquanto o T-Cross possui o mesmo entre-eixos do sedan Virtus, o Nivus tem o mesmo entre-eixos do hatch Polo.
Quanto ao comprimento, o Nivus mede 4.266 mm contra 4.199 mm do T-Cross, largura de 1.757 mm no Nivus e 1.760 mm no T-Cross, altura de 1.493 mm no Nivus e 1.568 mm no T-Cross. O entre-eixos do Nivus possui 2.566 mm contra 2.651 mm do T-Cross e o porta-malas do Nivus possui 415 litros de capacidade contra 373 litros do T-Cross (expansível para 420 litros), muito em razão do caimento cupê da traseira. Ambos possuem tanque de combustível de 52 litros
Ambos os modelos possuem de série ar-condicionado manual, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, retrovisores com regulagem elétrica, DRL e lanternas traseiras em LED, volante com regulagem de altura e profundidade, bancos em tecido, banco do motorista com regulagem de altura, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio do diferencial traseiro, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), entre outros itens.
No caso do T-Cross Sense com todos os pacotes, essa lista de itens em comum aumenta, abrangendo itens como central multimídia Composition Touch com tela touchscreen e espelhamento de celulares via Android Auto/Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, tampão no porta-malas, rodas de liga-leve de 16 polegadas, entre outros itens.
O Nivus contempla também faróis Full-LED, enquanto o T-Cross dispõe de faróis halógenos, apesar de ter faróis de neblina que são ausentes na versão de entrada do irmão mais novo. Pode também ficar ainda mais completo, adicionando a central multimídia VW Play, ACC, AEB e volante de couro com “shift-paddles”.
⇒ VW Nivus Highline: preço, fotos, equipamentos e mais
⇒ VW Polo Track será produzido em Taubaté, segundo Sindicato
⇒ Gol 1.6 AT 2021: veja todos os detalhes
*preços possuem como base a cidade de São Paulo-SP
KM | Valores |
10 Mil ou 12 meses | R$ 518,80 x gratuita |
20 Mil ou 24 meses | R$ 582,90 x gratuita |
30 Mil ou 36 meses | R$ 508,80 x gratuita |
40 Mil ou 48 meses | R$ 1018,18 para ambos |
50 Mil ou 60 meses | R$ 508,80 para ambos |
60 Mil ou 72 meses | R$ 582,90 |
O Volkswagen T-Cross Sense sem pacotes tem preço sugerido de R$ 57.630 com as isenções de IPI e ICMS, mas adicionando os pacotes fica em R$ 68.952, aumento de exatos R$ 11.322. Já o Volkswagen Nivus Comfortline tem preço público de R$ 85.890, caindo para R$ 72.328,80 com isenção de IPI + 10% de bônus – isso sem o pacote VW Play & Tech e na cor sólida Preto Ninja.
Com isso, a diferença no preço de aquisição dos modelos para o público PcD fica em R$ 3.376,80. Um valor relativamente pequeno, mas que para muitos é considerado crucial na escolha do veículo, pois enquanto na maioria dos estados o T-Cross Sense tem isenção também do IPVA, o Nivus Comfortline não conta. Nesse caso, o SUV exclusivo para PcD pode ser mais vantagem.
Outro fator a ser levado em consideração é o tempo de troca, se no seu estado o prazo com isenção de ICMS é de quatro anos: caso sua prioridade seja uma desvalorização menor e (ou) ficar com o veículo por menos tempo, o Nivus pode ser uma opção mais interessante. Ainda no fator dos gastos, vale destacarmos que o Nivus tem as três primeiras revisões gratuitas, então muito provavelmente não será preciso desembolsar com manutenção em dois anos de uso.
Existem outras diferenças, como porta-malas, entre-eixos e itens, mas o intuito principal foi focar na questão financeira da comparação, uma vez que essa dúvida tem se perpetuado com constância em algumas pessoas.
O Nivus é para aquele usuário que busca um projeto mais moderno, com itens de segurança e conveniência a mais, dimensões maiores que proporcionam um conforto maior e que pode pagar a mais por isso. Em termos de qualidade de materiais de acabamento não se difere tanto do irmão mais velho com plásticos de toque razoavelmente áspero, mas com uma montagem um pouco mais caprichosa e relativamente agradável.
[Fotos: Michael W. e Divulgação]