O segmento de sedãs no mercado brasileiro nos últimos tempos tem sido um dos mais afetados pela expansão dos SUVs e crossovers compactos a venda em nosso país, muito em razão das precificações similares, o que tem feito com que muitos acabem comprando o “carro da moda”.
Apesar disso, os sedãs, principalmente os compactos, resistem bravamente, tendo até vendas relativamente razoáveis – muito embora muitas sejam para frotistas, por exemplo. E, entre eles, temos dois modelos lançados no Brasil em 2018.
Fiat Cronos e Toyota Yaris Sedan chegaram em épocas similares, diferença de meses, e ambos compartilharam por um bom tempo o amargor de vendas não muito crescentes. Contudo, o modelo da marca italiana, principalmente no último ano, parou de viver na sombra do finado Grand Siena e conseguiu um lugar ao sol entre os mais vendidos do segmento.
E ambos os modelos se enfrentam como as opções mais acessíveis não só para o público PcD, mas também para o público geral, se tratando de sedãs automáticos.
Começando pelo modelo da marca italiana, ele traz o motor 1.3 16V Firefly com 107 cavalos no etanol e 98 na gasolina a 6.250 rpm, tendo torque de 13,7 kgfm no etanol e 13,2 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas.
Já o representante da marca japonesa traz o motor 1.5 16V Dual VVT-i com 110 cavalos no etanol e 105 na gasolina a 5.600 rpm, tendo torque de 14,9 kgfm no etanol e 14,3 kgfm na gasolina a 4.000 rpm. O câmbio também é automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Etanol
Gasolina
Lembrando sempre que essas médias divulgadas são do INMETRO e nem sempre traduzem a realidade, pois podem apresentar diferenças em virtude de diversos fatores, como condição climática, relevo, trânsito, forma de condução, entre outros.
Uma coisa comum a ambos os modelos está a eficiência, a economia de combustível proporcionada, muito em virtude da transmissão CVT que privilegia esse fator. Quando falamos do Fiat Cronos, representa um grande salto perante o antigo 1.8 automático, cujas médias eram bem maiores, sucedendo com maestria esse conjunto mecânico.
Um detalhe interessante é que, embora tenha médias de consumo um pouco “inferiores”, o Yaris possui 66 kg a menos que o Cronos: 1130 x 1196 kg.
O Cronos possui 4,36 metros de comprimento, 1,72 metros de largura, 1,50 metros de altura e 2,52 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 525 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 48 litros.
Já o modelo da marca japonesa tem 4,42 metros de comprimento total, 1,73 metros de largura, 1,49 metros de altura e entre-eixos de 2,55 metros. O porta-malas tem 473 litros de capacidade e o tanque de combustível é de 45 litros.
Como vemos, o Yaris é um modelo mais comprido e pouquíssima coisa mais alto que o Cronos, além de possuir um entre-eixos um pouco maior, em torno de 3 centímetros. Contudo, o Cronos dá o troco com tanque de combustível maior, bom fator para autonomia, além de porta-malas que é um dos maiores do segmento.
Sobre o entre-eixos, vale citar que ele impacta diretamente no espaço interno e isso o Cronos peca um pouco, muito embora não seja sacrificante.
⇒ Comparativo – Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT x Fiat Argo Trekking 1.3 CVT
⇒ Comparativo: Honda City Hatch Touring x Toyota Yaris Hatch XLS
O sedan da marca italiana tem entre os itens, ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas nas quatro elétricas, computador de bordo, volante multifuncional com regulagem de altura, piloto automático, assinatura em LED nos faróis (não é DRL), rodas de 15 polegadas com calotas, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, alarme, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay com fio, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, duplo airbag frontal e freios ABS.
Já o Yaris dispõe de ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas nas quatro elétricas, computador de bordo, volante multifuncional com regulagem de altura, piloto automático, DRL em LED, rodas de 15 polegadas com calotas, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay com fio, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, 7 airbags (duplo frontal, lateral, cortina e joelho para o motorista e freios ABS.
Assim como C3 e Argo possuíam listas de equipamentos parelhas, aqui não é diferente, com ambos trazendo o essencial e sem muitos luxos, o que é esperado para versões de acesso como elas são. Inclusive, até em tecnologia são bem idênticos com centrais multimídias de mesmo tamanho e recursos.
Porém, aqui o Yaris se destaca perante o Cronos na segurança, pois enquanto o modelo da Fiat traz somente os airbags obrigatórios, o Toyota tem sete.
*preços vigentes em xxx/2023 – consultar possível variação tributária em seu estado
*sem adição de opcionais e(ou) cores
Modelo | Preço público | Preço PcD |
Cronos Drive 1.3 CVT | R$ 98.990 | R$ 81.351,36 |
Yaris Sedan XL 1.5 CVT | R$ 96.490 | R$ 80.711,56 |
Aqui, não temos como dizer que são opções ruins, já que estamos falando das duas únicas opções do segmento com transmissão automática e isenção proporcional de ICMS, ou seja, opções que privilegiam aqueles com orçamento um pouco mais curto.
Se a diferença no preço público é de R$ 2.500, para PcD ela é de somente R$ 639,80, muito amenizada também pelo bônus que o Cronos tem. Aqui vai uma observação, embora os preços citados acima não contemplem adicional de cores, somente o Yaris tem todas as cores do catálogo disponíveis com isenção proporcional de ICMS.
Enquanto o Cronos, embora cobre por isso, só pode ter cores sólidas, pois se for adicionada alguma metálica, o preço público ultrapassa R$ 100 mil e a única isenção elegível é a de IPI.
Cronos
Km ou tempo | Valor |
10 mil ou um ano | R$ 548 |
20 mil ou dois anos | R$ 744 |
30 mil ou três anos | R$ 564 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.736 |
50 mil ou cinco anos | R$ 592 |
Total | R$ 4.184 |
Yaris
Km ou tempo | Valor |
10 mil ou um ano | R$ 406,60 |
20 mil ou dois anos | R$ 801 |
30 mil ou três anos | R$ 636 |
40 mil ou quatro anos | R$ 1.134 |
50 mil ou cinco anos | R$ 636 |
Total | R$ 3.613,60 |
Como já falado aqui, ambos despontam como boas opções, mas não apenas por serem bons veículos e sim por serem as únicas desse segmento com isenção de ICMS proporcional e transmissão automática. Com basicamente o mesmo tempo de mercado, ambos foram recentemente renovados e devem seguir por mais um tempo sem mudanças, embora a Toyota tenha registrado a nova geração do Yaris Sedan por aqui.
Mecanicamente, dois modelos muito maduros, com motorizações e câmbios confiáveis, apresentando também boas médias de consumo e desempenho condizente com a proposta. A diferença fica para os custos de manutenção mais favoráveis ao Toyota, além de ofertar mais garantia: 5 anos contra 3 do Fiat.
Os equipamentos, como dito anteriormente também, são bastante parelhos, mas se você é daqueles que preza por segurança, o Yaris é melhor opção por ter mais airbags que o Cronos. Também a favor do modelo da marca japonesa, espaço interno, mas que o deixa com um pouco menos de porta-malas que o rival.