Lançado no Brasil em 2017, o Fiat Argo surgiu com a missão de substituir três modelos da gama de uma vez só: Palio, Punto e Bravo. Desses, apenas o Punto e o Bravo saíram de imediato e o Palio ainda ficou alguns meses concorrendo com o irmão mais novo, até que a marca o retirou de linha. Contudo, há controvérsias sobre o Bravo, uma vez que o Argo só o substitui diretamente em termos de preço, pois pertence a um segmento inferior.
Fato é que a cada ano o modelo possui mais representatividade no mercado, sendo hoje o sexto carro mais vendido do Brasil e acima até mesmo do seu concorrente lançado no mesmo ano, o Volkswagen Polo. Já em 2018 foi lançado o sedan Cronos que é derivado do Argo, apesar de diferenças meramente estéticas que os diferenciam na parte frontal, vindo com a missão de substituir a versão Essence 1.6 do Grand Siena e o sedan Linea.
Contudo, o Cronos não possui a mesma representatividade e disputa a meiuca do segmento, variando entre sétimo e oitavo colocado, mas nada que o torne uma má escolha, assim como o Argo. No comparativo de hoje estaremos trazendo as opções de acesso dos modelos com transmissão automática e que estão no teto de R$ 70.000 para isenção de ICMS de PcD, mas com um adendo: no Argo existem as versões Trekking e HGT no teto também, enquanto as versões Precision e HGT do Cronos estão acima do teto.
O motor que vai tanto no hatch quanto no sedan é a o 1.8 16V E.torq EVO de quatro cilindros que possui 139 cavalos quando abastecido no etanol e 135 cavalos quando abastecido com gasolina, ambos a 5.750 rpm. O torque no etanol é de 19,3 kgfm e na gasolina é de 18,8 kgfm, ambos a 3.750 rpm Já o câmbio é tradicional, o automático sequencial de seis marchas com conversor de torque e opção de trocas manuais.
Etanol:
Gasolina:
No que diz respeito às dimensões, Argo e Cronos possuem o mesmo entre-eixos de 2.521 mm e a mesma largura de 1.528 mm. O comprimento do Argo é de 3.998 mm contra 4.364 mm no Cronos e a altura do Argo é de 1.507 mm contra 1.508 mm no Cronos. O porta-malas do Argo possui 300 litros de capacidade contra 525 litros no Cronos, já o tanque de combustível de ambos possui 48 litros.
⇒ Comparativo: Hyundai HB20 Evolution 1.0 TGDi AT x Hyundai HB20S Vision 1.6 AT
⇒ Comparativo: Fiat Argo Trekking AT6 x Fiat Argo HGT AT6
⇒ Comparativo: Chevrolet Onix Hatch LTZ Turbo x Chevrolet Onix Plus LT Turbo
Tanto Argo Precision quanto Cronos Drive possuem de série os seguintes itens: ar-condicionado analógico, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, alarme antifurto, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, computador de bordo com tela em TFT de 3.5 polegadas, LED Design, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de aço com calotas de 15 polegadas, volante com ajuste de altura, bancos em tecido, freios ABS, airbag duplo, ISOFIX, entre outros itens.
O sistema de som do Argo Precision compõe o rádio Connect com auxiliar/USB/Bluetooth contra a central multimídia Uconnect de sete polegadas, tela sensível ao toque + espelhamento via Android Auto ou Apple Car Play/USB/auxiliar/Bluetooth que equipa o sedan Cronos. O Cronos agrega ainda lanternas traseiras em LED, porta USB no console central para os ocupantes traseiros e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.
Ambos os modelos possuem opcionais, mas por uma questão de preços, somente o Argo Precision pode receber e ainda ficar dentro do teto do ICMS, mas não todos. O cliente pode optar por pacotes que contemplem ar digital, chave presencial, retrovisor eletrocrômico ou central multimídia, rodas de liga, bancos em couro, entre outros itens.
Ambos possuem garantia total de um ano e de motor/câmbio com duração de três anos.
KM | Valores – são os mesmos |
10 Mil ou 12 meses | R$ 368 |
20 Mil ou 24 meses | R$ 616 |
30 Mil ou 36 meses | R$ 540 |
40 Mil ou 48 meses | R$ 812 |
50 Mil ou 60 meses | R$ 560 |
60 Mil ou 72 meses | R$ 1.268 |
Em mais um comparativo aqui no M.D.A trouxemos um hatch compacto e o seu sedan equivalente para que nossos caros leitores façam a melhor escolha de acordo com os seus anseios e com o que deseja. Fiat Argo e Fiat Cronos podem aparentar ser os mesmos carros e não deixam de ser em muitos aspectos, mas ainda assim possuem diferenças que podem ser cruciais na escolha de um modelo.
No caso dos itens de série, ambos possuem o essencial, com um pequeno acréscimo de equipamentos a mais para o Cronos e entre eles está a competente e requisitada central multimídia UConnect que pode ser algo bem determinante pelo cliente na escolha de um modelo. Mecanicamente falando não temos diferenças, temos um motor 1.8 aspirado relativamente defasado se comparado com os concorrentes com motor turbo, mas dá conta do recado e cumpre bem o seu papel.
Quanto ao consumo dado pelo INMETRO as diferenças não são significativas, mas como sempre frisamos é algo que possui diversas variáveis e devem ser levadas sim em consideração caso você priorize essa questão. O que não se deve esperar são médias parelhas com a de modelos com motor 1.0 turbo, mas estão dentro da média para o peso dos veículos e a litragem alta do motor.
A indicação para o Argo fica para aquele consumidor que busca um hatch compacto com design atual, bom conforto, nível de acabamento considerado adequado para o segmento e que, por exemplo, busca equipamentos como os do Kit Tech que agregam tecnologia a mais ao veículo. Opte pelo Cronos se você busca o mesmo que busca no Argo, mas com a necessidade do porta-malas e que possa pagar a mais pelo que oferece além também da central multimídia já ser de série no sedan.
No que tange os preços, o Fiat Argo Precision 1.8 AT possui preço público de R$ 64.990 sem opcionais na cor Preto Vulcano e para o público PcD possui preço de R$ 50.750 na mesma configuração. Já o Fiat Cronos Drive 1.8 AT possui preço público de R$ 69.990 sem opcionais e na mesma cor Preto Vulcano, ficando para PcD pelo preço de R$ 54.655 após isentos IPI e ICMS. Consulte eventuais bônus na rede de concessionárias Fiat, uma vez que é corriqueira essa prática na marca.
[Por Augusto]