No início de 2024, a General Motors do Brasil anunciou um expressivo investimento de R$ 7 bilhões para impulsionar suas operações no país entre 2024 e 2028. Esse montante visa renovar todo o portfólio da marca, implementar novas tecnologias e modernizar suas fábricas em diversas regiões do Brasil.
Desses seis lançamentos programados para 2024, três já foram concretizados: a reestilização dos modelos Spin, S10 e o SUV Trailblazer, reforçando a presença da GM no segmento automotivo nacional.
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Em julho de 2024, a Chevrolet comunicou que R$ 1,2 bilhão do total anunciado seria destinado à fábrica de Gravataí (RS), responsável pela produção dos modelos Onix e Onix Plus. A marca já confirmou que, em 2025, esses modelos passarão por uma renovação, e, além disso, confirmou que em 2026 lançará um novo modelo, possivelmente um SUV, que deverá competir com o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse no mercado brasileiro.
Agora, em setembro de 2024, a GM anunciou mais um grande passo: a destinação de R$ 5,5 bilhões para suas operações no estado de São Paulo. Esse montante será aplicado principalmente nas fábricas de São Caetano do Sul, onde são produzidos os modelos Tracker, Spin e Montana, e na unidade de São José dos Campos, que concentra a produção da S10, Trailblazer, além de componentes como transmissões e motores.
Entre as inovações previstas para 2025, destaca-se o desenvolvimento do motor híbrido flex. Segundo Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, a empresa planeja lançar dois modelos híbridos leves. Além disso, a marca está avaliando a viabilidade de um modelo híbrido plug-in flex, que permitirá ao consumidor utilizar etanol, gasolina ou eletricidade como fonte de energia.
Recentemente, o leitor Anderson Silva avistou um protótipo do Chevrolet Tracker na região de Vila Matilde, em São Paulo. O veículo, possivelmente uma unidade de testes da versão MHEV (híbrida-leve), indica que a GM já está avançando na implementação dessa tecnologia. A observação sugere que a fase de testes dos motores híbridos está em andamento, alinhando-se aos planos da montadora de introduzir modelos híbridos leves em 2025.