A pandemia acelerou os serviços digitais, entre eles, os do Detran.SP, que implementou a renovação simplificada de CNH (carteira de habilitação) em 2021. Quase tudo é feito online, sem precisar sair de casa. No entanto, exames médicos, entre outros, ainda são feitos presencialmente.
Para iniciar o processo, faça downloas do aplicativo do Detran.SP em seu celular. Em seguida, cadastre-se, se for cadastrado, acesse seu cadastro. Em seguida, entre na sessão de serviços, depois em ‘renovação da CNH’ e renovação simplificada.
Na próxima página, confira seus dados cadastrais, sobretudo telefone e e-mail, se necessário, altere no editar celular e/ou e-mail. Feito isso, selecione avançar.
Na página seguinte, confira os dados cadastrais e marque sim ou não na opção se exerce atividade remunerada. Em seguida, clique em sim se seus dados estiverem corretos.
⇒ Nova lei de trânsito entra em vigor hoje; CNH passa a ter validade de 10 anos
⇒ O que é uma adaptação para PcD e como identificar na CNH?
E por fim, na última etapa, será necessário selecionar a data e hora do exame médico. O próprio aplicativo via geolocalização encontrará as clinicas mais próximas, basta selecionar e verificar os dias e horário disponíveis. Em seguida, avance, confira os dados e selecione ‘solicitar’ no fim da página.
Importante: valor a ser pago pelo exame médico é feito diretamente na clínica selecionada. Taxa de avaliação psicológica, quando solicitada pelo médico ou quando o motorista exercer atividade remunerada, também é pago diretamente ao psicólogo.
Após aprovação do exame médico, pague a taxa de R$ 107,00 para emissão da CNH com envio pelos correios. O pagamento pode ser feito nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Daycoval, Santander, Sicoob e Casas Lotéricas.
O acompanhamento da renovação simplificada é feito diretamente no aplicativo do Detran.SP.