A Citroën prepara o terreno para a estreia de mais um produto inédito no mercado brasileiro, mas já mostrado e comercializado no exterior. Trata-se do C3 Aircross, novo modelo de 7 lugares da marca francesa derivado do hatch C3 lançado em 2022.
Com chegada ainda em 2023, a montadora reforçou que está em intensos testes com o modelo, tendo percorrido distâncias que superam a da Terra com a Lua, mais de meio milhão de quilômetros. Envolvendo uma equipe de 350 pessoas, o C3 Aircross foi submetido a diversos tipos de terrenos e condições de rodagem através de softwares, aplicando em seguida os resultados em simuladores para que engenheiros entendessem o comportamento do veículo.
⇒ Citroën para PcD: C3 tem desconto elevado, veja
⇒ Citroën confirma motor 1.0 turbo no C3 Aircross
Em seguida são feitas rodagens com diversos veículos em toda a região, para validar os testes virtuais e certificar que o produto atenda e supere todos os índices de qualidade, conforto, desempenho e robustez impostos pela fabricante. Todos os cenários que o cliente pode enfrentar são avaliados, levando em conta a infraestrutura desafiadora presente em inúmeras regiões da América do Sul.
Não são sabidos muitos detalhes, apenas que ele contará com motorização Turbo 200 herdada da Fiat, tendo 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, assim como um sistema de ar-condicionado independente para os ocupantes traseiros. Nesse sistema haverá um ventilador no teto da cabine, além de regulagem de velocidade e saídas de ar específicas para essa parte do habitáculo.
Figurará junto da Chevrolet Spin entre os carros de 7 lugares mais baratos do Brasil e, certamente, todas as versões romperão a barreira dos R$ 100 mil.