A Citroën confirmou que o seu próximo lançamento, o C3 Aircross, a vir ainda em 2023 terá o propulsor Turbo 200, ou seja, 1.0 turbo. Esse motor equipou inicialmente Fiat Pulse e Fastback exclusivamente e chegou mais recentemente na Fiat Strada, além do Peugeot 208.
Como era de se esperar, os números de potência e torque serão mantidos, ou seja, falamos de 130 cavalos com etanol e 125 com gasolina, e 200 nM de torque (20,4 kgfm). Virá aliado a uma transmissão automática CVT com 7 marchas simuladas.
Esse propulsor tem o sistema de controle de válvulas Multiair III. Essa solução oferece um amplo mapa de variação da abertura e tempo das válvulas, incluindo o modo Multilift, que permite o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo. Já a turbina de baixa inércia com wastegate elétrica elimina praticamente qualquer atraso no tempo de resposta, o que permite muito desempenho em uma ampla faixa de rotação.
⇒ Citroën oferece as três primeiras revisões gratuitas no novo C3
⇒ Citroën para PcD: desconto de até R$ 22,3, veja
Ademais, já sabemos que o porta-malas terá 482 litros de capacidade nas versões com 5 lugares e 511 nas versões com 7 lugares, nesse caso, com a última fileira devidamente rebatida, mas com a opção de remover os bancos.
Vamos ao interior, onde na parte dianteira vemos muito do C3 Hatch, tendo o mesmo estilo de desenho de painel e acabamentos em plástico rígido, mesclando texturas. A multimídia é a mesma de 10 polegadas, tendo Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ponto de crítica no irmão menor e que foi corrigido aqui (pelo menos na versão apresentada) é o painel de instrumentos que é digital de 7 polegadas – no mesmo estilo dos Fiat Pulse, Fastback e Toro.
Para os ocupantes da fileira do meio, há saída de ar vinda do teto com controle de intensidade individual, sendo os bancos corrediços e bipartidos. Indo para a terceira fileira, no máximo duas crianças conseguem ir bem, haja visto que o espaço é um tanto reduzido. Sobre as medidas, são 4,32 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 2,67 metros de entre-eixos, além de vão livre do solo de 20 cm.
A ser produzido em Porto Real (RJ), o C3 Aircross terá a concorrência da já consagrada minivan Chevrolet Spin, mas também de SUVs de peso, como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, VW T-Cross, entre outros. Maiores detalhes devem ser sabidos somente no lançamento que não deve tardar para acontecer.