A Citroën acaba de lançar o terceiro e último membro da família de produtos C-Cubed: o Basalt, disponível na versão Feel, Shine e First Edition 2025. Essa linha já inclui o hatch compacto C3 e o SUV C3 Aircross, este último disponível em versões com cinco ou sete lugares.
Modelo que chega com preços competitivos e uma proposta similar a vista no Fiat Fastback, mas em uma posição mais acessível. Com painel digital, airbags laterais, rodas de liga-leve e central multimídia em todas as versões, o Basalt tem honesta lista de equipamentos e aposta no amplo espaço interno, bem como no amplo porta-malas como triunfos para galgar mercado e ser um produto de destaque na gama da marca francesa.
⇒ Volkswagen T-Cross Comfortline 2025: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
⇒ Chevrolet Tracker LTZ 2025: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
Então, para quem deseja conhecer todos os detalhes que o modelo em uma das versões mais caras oferece, confira o review completo abaixo. Aqui você encontrará todas as especificações técnicas, consumo, dimensões, equipamentos de série, ficha técnica, preço para PcD e muito mais.
O Citroën Basalt vem equipado com o motor 1.0 turbo (conhecido como Turbo 200), tendo 130 cavalos de potência com etanol e 125 cavalos com gasolina a 5.750 rpm. Além disso, seu torque é de 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm em ambos os combustíveis. A transmissão é automática CVT de sete velocidades simuladas e modo Sport.
O consumo do Citroën Basalt Shine apresenta as seguintes médias. Na cidade, o modelo apresenta um consumo de 8,3 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Entretanto, na estrada, os números sobem para 9,6 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina.
Em termos de dimensões, o Basalt tem comprimento total de 4,34 metros, com uma distância entre-eixos de 2,64 metros, largura de 1,82 metro e altura de 1,58 metro. Além disso, seu porta-malas tem 490 litros e o tanque de combustível tem 47 litros.
De série, o Citroën Basalt Shine traz ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, central multimídia de 10,25” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, painel digital de 7” e câmera de ré. Além disso, traz sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, volante com regulagem de altura, computador de bordo, bancos em couro, rodas de liga-leve de 16” com acabamento diamantado, faróis de neblina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, quatro airbags, freios ABS, entre outros itens.
Por fim, no que diz respeito aos preços, o modelo tem preço público de R$ 115.890 na cor preta. No entanto, para o público PcD, está sendo comercializado por R$ 90.390, após a aplicação da isenção de IPI integral, de ICMS parcial e do bônus de fábrica. A redução no preço do SUV para modalidade é de R$ 25.500.
KM OU TEMPO | PREÇOS |
10.000 km ou 12 meses | R$ 729 |
20.000 km ou 24 meses | R$ 729 |
30.000 km ou 36 meses | R$ 878 |
40.000 km ou 48 meses | R$ 729 |
50.000 km ou 60 meses | R$ 729 |
60.000 km ou 72 meses | R$ 1.476 |
Motor: 1.0 12V
Cilindrada: 999 cm³
Potência (E/G): 130 cv/125 cv a 5750 rpm
Torque Max. (E/G): 20,4 kgfm a 1700 rpm
Velocidade Max.: 199 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7s
Transmissão: automática CVT de sete marchas simuladas
Consumo urbano: 8,3 km/l (E) 11,9 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9,6 km/l (E) 13,7 km/l (G)
Autonomia urbana: 390 km (E) 559 km (G)
Autonomia rodoviária: 451 km (E) 644 km (G)
Direção: Assistência elétrica
Suspensão: Dianteira independente McPherson com mola helicoidal; Traseira eixo de torção com mola helicoidal
Freios: Dianteiros a disco ventilado; Traseiros a tambor
Rodas e Pneus: 205/60 R16
Dimensões gerais: Comprimento 4343 mm; Distância entre-eixos 2645 mm; Largura 1821 mm; Altura 1585 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Porta-malas: 490 litros