O Citroën Basalt First Edition 2025 foi lançado no início de outubro, como uma série limitada. Baseada na versão Shine, a First Edition inclui uma série de detalhes únicos para diferenciar o modelo dos demais. Um dos destaques é a cor exclusiva Branco Nacré, com acabamento perolizado, que sempre é combinado com o teto bitom em Preto Perla Nera.
O design exterior também se diferencia pelas rodas de 16 polegadas de liga-leve, com um tom escurecido. A dianteira exibe detalhes cromados ao redor da grade, enquanto os emblemas “First Edition” nas portas dianteiras destacam o caráter especial desta versão limitada.
No interior, o Basalt First Edition 2025 conta com um ambiente predominantemente escuro, incluindo o teto do veículo. Detalhes cromados nas pedaleiras e soleiras adicionam um toque de elegância, enquanto os tapetes têm acabamento exclusivo. O painel apresenta uma faixa bitom na cor Gray Smart, um detalhe que identifica a versão.
Se você quer conhecer todos os detalhes do Basalt First Edition 2025, versão topo de linha da Citroën, confira o review completo abaixo. Nele, apresentamos todas as especificações técnicas, consumo, dimensões, equipamentos de série, ficha técnica, preço e muito mais.
⇒ BYD Yuan Pro 2025: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
⇒ Citroën C3 Live Pack 1.6 AT 2025: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
O Citroën Basalt First Edition 2025, por sua vez, conta com um motor 1.0 turbo, que é capaz de entregar uma potência de até 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. Além disso, o torque máximo é de 20,4 kgfm, disponível a partir de 1.750 rpm. Por fim, a transmissão que equipa o modelo é uma automática do tipo CVT de 7 marchas simuladas.
No quesito consumo, o Basalt First Edition oferece bons números para um SUV compacto. Em ciclo urbano por exemplo, o consumo com etanol é de 8,3 km/l, enquanto com gasolina o veículo atinge 11,9 km/l. No entanto, em circuito rodoviário, o consumo melhore, fazendo 9,6 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina.
O modelo apresenta dimensões condizentes com sua categoria, contando com 4.343 mm de comprimento, 1.821 mm de largura e 1.585 mm de altura. Além disso, a distância entre-eixos de 2.645 mm garante um bom espaço interno aos ocupantes, e o porta-malas de 490 litros oferece espaço suficiente para bagagens em viagens. Enquanto o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros.
A lista de itens de série inclui painel digital colorido e customizável, Citroën Connect Touchscreen de 10,25” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, trio elétrico e rodas de 16″. Além disso, traz câmera e sensor de ré, ar-condicionado digital automático, porta-malas com abertura elétrica, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, faróis de neblina e alarme com telecomando na chave canivete, entre outros itens.
Por fim, a Citroën Basalt First Edition já está disponível em toda a rede de concessionárias da marca com preços a partir de R$ 107.390. Para PCD, a marca ainda não liberou a compra da versão.
KM OU TEMPO | PREÇOS |
10.000 km ou 12 meses | R$ 729,00 |
20.000 km ou 24 meses | R$ 729,00 |
30.000 km ou 36 meses | R$ 878,00 |
40.000 km ou 48 meses | R$ 729,00 |
50.000 km ou 60 meses | R$ 729,00 |
60.000 km ou 72 meses | R$ 1.476,00 |
Motor: 1.0 Turbo
Cilindrada: 999 cm³
Potência (Etanol): 130 cv
Potência (Gasolina): 125 cv
Torque máximo: 20,4 kgfm
Velocidade máxima: 199 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 segundos
Transmissão: CVT com 7 marchas
Consumo urbano: 8,3 km/l (E) | 11,9 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9,6 km/l (E) | 13,7 km/l (G)
Autonomia urbana: 390 km (E) | 559 km (G)
Autonomia rodoviária: 451 km (E) | 644 km (G)
Direção: Assistência elétrica
Suspensão dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção com mola helicoidal
Freios dianteiros: Discos ventilados
Freios traseiros: Tambor
Rodas e pneus: XX polegadas
Dimensões gerais: 4.343 mm de comprimento, 1.821 mm de largura, 1.585 mm de altura
Tanque de combustível: 47 litros
Porta-malas: 490 litros