A Stellantis começou hoje a produção do aguardado Citroën Basalt, SUV coupé, no Polo Automotivo de Porto Real, Rio de Janeiro. Esse novo modelo marca uma fase importante para a marca, ampliando a linha de veículos da família C-CUBED.
Com o Citroën Basalt, a Stellantis reforça sua presença no mercado de SUVs, ao lado do C3 e do Novo Aircross. Uma das grandes novidades reveladas nesta semana sobre o Citroën Basalt é o motor de 1,0 litro turbo com 130 cavalos de potência. Esse motor, já conhecido por equipar modelos como C3 You, C3 Aircross, Fiat Pulse, Strada, Fastback, Peugeot 208 e 2008, agora estará presente no novo SUV coupé da marca.
Além do motor turbo, a Citroën também irá oferecer versões de acesso com motor 1.0 Firefly aspirado de até 75 cv e 10,7 kgfm, e nesse caso, sempre com câmbio manual.
⇒ Na “calada”, Citroën adota ar-condicionado digital no C3 Aircross
⇒ Citroën revela primeira imagem do Basalt oficialmente no Brasil
A produção do Citroën Basalt não apenas marca a chegada de um novo SUV coupé ao mercado brasileiro, mas também simboliza o encerramento do atual ciclo de investimentos da Stellantis no país. Durante o evento, a empresa celebrou os R$ 3 bilhões que serão investidos entre 2025 e 2030, representando o maior aporte já realizado na região sul fluminense nos últimos anos.
Esse novo investimento faz parte de um ambicioso plano da Stellantis para a América do Sul, que inclui um total de R$ 32 bilhões. Esse valor recorde é o maior da história da indústria automotiva na região e será destinado ao lançamento de 40 novos produtos, além de oito novos powertrains.
A Stellantis também está direcionando parte significativa desses recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias, como o inovador sistema Bio-Hybrid