O ano era 2001 e chegava ao Brasil o Chevrolet Tracker, crossover compacto com tração 4×4 e motorização diesel derivado do Suzuki Vitara. Até 2007 foi comercializado por aqui, mas sem muito brilho, anda mais que naquela época esse segmento ainda não era tão difundido por aqui e, de certo modo, tinha preço elevado.
Em 2013, mais uma tentativa de emplacar o Tracker no Brasil, também sem muito sucesso. Importada do México, essa geração começou com o motor 1.8 aspirado Ecotec e depois partiu para o 1.4 turbo também da família Ecotec, junto com a reestilização promovida. Era basicamente um SUV do Cruze.
Porém, o sucesso do Tracker no Brasil veio mesmo em 2020, onde no auge do início da pandemia foi lançado, o primeiro lançamento em formato digital, aliás, assumindo a posição de membro da família do hatch compacto Onix que também tem muito sucesso. Mais popularizado e com gama de versões mais abrangente, logo se consolidou entre os carros mais vendidos do segmento.
E, assim como o Onix 2024, sofreu com perda de equipamentos em razão da falta de componentes, mas na linha 2024 ele voltou a ter a lista que já era adotada de início, além de contar com as versões Midnight e RS.
Veja todos os detalhes do SUV da marca norte-americana.
O SUV compacto possui dois tipos de motorização, ambas turbo e aliadas somente a um câmbio automático de seis marchas.
As versões mais em conta têm o propulsor 1.0 turbo que rende 116 cavalos tanto no etanol quanto na gasolina com torque de 16,8 kgfm no combustível derivado da cana e 16,3 kgfm com gasolina.
Já as versões mais completas têm o 1.2 turbo com potência de 133 cavalos no etanol e 132 na gasolina com torque de 21,4 kgfm no etanol e 19,4 kgfm na gasolina.
Etanol
Gasolina
São 4.270 mm de comprimento total, 1.791 mm de largura, 1.624 mm de altura e 2.570 mm de entre-eixos. O porta-malas possui capacidade para 393 litros e o tanque de combustível possui capacidade para 44 litros.
Começando pela versão de entrada Turbo AT, ela traz ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros elétricos e travas elétricas nas quatro portas, retrovisores elétricos na cor preta, sensor crepuscular, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, faróis halógenos com projetor, DRL em LED, central multimídia MyLink de 8 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, OnStar e Wi-Fi a bordo, controles de tração e estabilidade, seis airbags, freios ABS, entre outros itens.
Já a versão LT adiciona chave presencial com partida por botão, calotas exclusivas, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
Com base na LT, a versão Midnight traz rodas de liga-leve de 17 polegadas na cor preta, detalhes externos escurecidos e bancos em couro.
A versão LTZ agrega em relação a LT, rodas de 17 polegadas, alerta de ponto cego, volante e bancos em couro.
Por sua vez, a versão Premier traz ar-condicionado digital automático, carregador por indução, Park Assist, retrovisor fotocrômico, sensor dianteiro de estacionamento, faróis em LED, teto solar, frenagem automática de emergência, entre outros itens.
Por fim, a versão esportivada RS traz basicamente os itens da versão Premier, mas perde ar digital automático, carregador por indução, retrovisor fotocrômico, computador de bordo colorido, Park Assist e sensor dianteiro. Troca esses itens pelos adereços na cor preta em seu exterior.
Modelo | Preços públicos | Preços PcD |
Tracker 1.0 Turbo AT | R$ 128.350 | N/D |
Tracker LT 1.0 Turbo AT | R$ 133.550 | R$ 122.531 |
Tracker Midnight 1.0 Turbo AT | R$ 142.690 | N/D |
Tracker LTZ 1.0 Turbo AT | R$ 145.750 | R$ 133.633 |
Tracker RS 1.2 Turbo AT | R$ 160.590 | N/D |
Tracker Premier 1.2 Turbo AT | R$ 164.390 | R$ 150.595 |
OBS: preços consultados em ago/23.
Os preços são iguais para ambos os motores (1.0T e 1.2T).
Km | Preço |
10 mil ou um ano | R$ 468 |
20 mil ou dois anos | R$ 872 |
30 mil ou três anos | R$ 712 |
40 mil ou quatro anos | R$ 960 |
50 mil ou cinco anos | R$ 684 |
60 mil ou seis anos | R$ 872 |
Motores: 1.0 turbo; 1.2 turbo
Cilindrada: 999; 1199 cm³
Potências: 116 cv (E/G) @ 5.500 rpm; 133/132 cv (E/G) @ 5.500 rpm
Torques Max.: 16,8 kgfm (E)/16,3 kgfm (G) @ 2.000 rpm; 21,4 kgfm (E)/19,4 kgfm (G) @ 2.000 rpm
Velocidades Max.: 177 km/h; 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9s; 9,4s
Transmissão: automática de seis marchas
Consumo urbano: 8,2 km/l (E) 11,9 km/l (G); 7,2 km/l (E) 10,4 km/l (G)
Consumo rodoviário: 9,6 km/l (E) 13,7 km/l (G); 9,2 km/l (E) 13,2 km/l (G)
Autonomia urbana: 361 km (E) 524 km (G); 317 km (E) 458 km (G)
Autonomia rodoviária: 422 km (E) 603 km (G); 405 km (E) 581 km (G);
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e Pneus: 215/60 R16; 215/55 R17
Dimensões gerais: comprimento: 4.270 mm, largura: 1.791 mm, altura: 1.624 mm, entre-eixos: 2.570 mm
Tanque de combustível: 44 litros
Porta-malas: 393 litros