O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MP/MG) ingressaram na Justiça contra a General Motors do Brasil (Chevrolet) pedindo recall de todos os veículos Chevrolet Onix lançados no mercado brasileiro a partir do ano de 2012.
Segundo o MPF, o Inquérito Civil foi instaurado para apurar a falta de condições de segurança do automóvel Chevrolet Onix, porquanto, em maio de 2017, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP), ao realizar testes nesse veículo, atribuiu-lhe nota zero (em escala que vai até cinco) no quesito proteção oferecida aos ocupantes nos impactos laterais.
“A deficiência desse modelo é tão gritante que, quando da realização do teste, sua porta traseira abriu-se, situação que comprova alto risco para seus ocupantes, especialmente crianças. Convém acrescentar o fato de o modelo não ter cumprido com a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas (UN95).“, aponta o MPF. “Nota-se, ainda, que modelo equivalente, da mesma montadora, na Europa e Estados Unidos, possui resultados muito melhores de segurança do que o disponibilizado no Brasil. Em conclusão aos testes, constatou-se que o modelo não seria aprovado pela regulação da ONU, nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos EUA, isto é, não poderia ser vendido nesses países”, complementa.
Vale ressaltar que em janeiro de 2018, a fabricante aplicou reforços estruturais nos modelos Onix e do Prisma, que foram reavaliados pelo Latin NCAP e receberam três de cinco estrelas de cinco.
Em resposta, a Chevrolet do Brasil emitiu o seguinte posicionamento:
- O carro foi avaliado em 3 estrelas quando foi lançado
- O Latin NCAP mudou o protocolo e testou novamente com o resultado de 0 estrela, em maio de 2017
- Isso aconteceu quando o carro já estava sendo ajustado de acordo com nosso planejamento
- Na sequência, janeiro de 2018, o carro foi testado novamente e se tornou de novo 3 estrelas
- Portanto o carro não foi 0 estrela no período 2012 a 2018
- O carro sempre atendeu todas as especificações legais de segurança veicular exigidas no Brasil.
[Foto e vídeo: Divulgação]