O Chevrolet Equinox 2023 chega com algumas novidades estéticas e de conteúdo. O SUV médio da marca norte-americana chega em duas versões, Premier e RS, sendo a última de conotação esportiva.
O Equinox 2023 reestilizado tem concorrentes de pesos dentro do seu segmento: Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos, Caoa Chery Tiggo 7 Pro, entre outros.
Externamente, o Equinox recebeu atualização visual no faróis (full LED), grade, para-choques, rodas e lanternas, se aproximando mais da atual linguagem de SUVs globais da GM.
Internamente recebeu novidades pontuais: mudanças nos revestimentos de bancos, console redesenhado, computador de bordo com novo grafismo e central multimídia MyLink com novos recursos.
O Equinox agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar.
Como diferencial na versão Premier, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar. Além disso, oferece também a tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.
Em termos de equipamentos, ambas versões trazem de série alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro, assistente de permanência na faixa.
Traz ainda, ar-condicionado de duas zonas, sistema de estacionamento semi-autônomo, sensor de chuva, partida sem chave, abertura e fechamento do porta-malas eletricamente e sem as mãos com projeção do logo da Chevrolet, rodas de liga-leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, teto solar panorâmico e sistema de som premium da Bose.
⇒ Chevrolet Spin 2022 para PcD: veja preços, versões e detalhes
⇒ GM Tracker tem descontos de até 18% para PcD
As dimensões gerais do novo Equinox são as seguintes: 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. No porta-malas são 468 litros.
Na mecânica, mantém o 1.5 turbo com injeção direta apenas a gasolina e transmissão automática de seis marchas. Ao todo são 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. Segundo o Inmetro, seu consumo com gasolina é de 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade.
O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração.
Falando em tração, vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.
O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.
O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.
O Chevrolet Equinox 2023 está previsto para chegar nas concessionárias da marca em meados de junho. E os preços oficiais só devem ser revelados na próxima semana.