BYD Song Pro 2025: veja tudo sobre o híbrido mais barato do Brasil

M.D.A conheceu de perto do SUV da marca chinesa que promete bagunçar o mercado com preço competitivo e boa lista de equipamentos.

BYD Song Pro 2025 híbrido

Em franca expansão no mercado brasileiro no segmento de veículos eletrificados, a BYD lança no país mais um modelo, o BYD Song Pro 2025, sendo o terceiro híbrido a venda por aqui, além do SUV Song Plus e do recém-chegado sedan King. Ostenta o título de híbrido mais barato do país, estreando em duas versões de acabamento.

E o Mundo do Automóvel para PcD conheceu o modelo a  convite da concessionária BYD Carmais da cidade de Natal-RN, a quem agradecemos. Logo, veja uma breve análise de alguns pontos do modelo que, apesar de não ser comercializado com isenções para pessoas com deficiência, tende a agradar boa parte do público.

Design

O SUV da marca chinesa, embora já tenha anunciada uma mudança no seu país de origem, traz um design bastante atual, marcante e bonito, com dianteira trazendo uma ampla grade com acabamento black piano e uma régua na cor cinza na parte superior ostentando o emblema da BYD. Seu conjunto óptico é totalmente em LED, mas sem faróis de neblina. Em relação ao irmão maior, o Song Pro, as diferenças são relativamente pequenas.

Lateralmente são vistas as rodas de 18 polegadas que são bastante bonitas e equipam tanto a versão GL (fotos) quanto a topo de linha GS. Com pneus 225/60, fica a impressão de que as caixas de roda poderiam ser mais completas, adotando rodas de 19 polegadas pelo menos na versão mais completa. Porém, não é algo que prejudique o visual de forma contundente.

A traseira corrige o que na minha opinião é um exagero da marca em seus produtos. BYD é a sigla para a frase em inglês Build your Dreams que em português significa Construa seus Sonhos. Porém, os modelos trazem não a sigla estampada, mas sim a frase escrita por inteiro no meio da tampa do porta-malas.

Com o Song Pro isso é diferente, deixando o visual menos “poluído” e como consequência mais atraente. Sem falar nas lanternas também totalmente em LED que são interligadas de forma luminosa, outra característica bastante marcante de seus produtos.

BYD Song Pro 2025 híbrido

Interior do BYD Song Pro 2025

Chama a atenção o nível de qualidade do acabamento do BYD Song Pro, adotando em seu painel uma boa parte em material macio, mesclando com plásticos de diferentes tipos e textura que possuem bons encaixes. As quatro portas possuem o mesmo nível de acabamento, um diferencial para os dias atuais nessa faixa de preço, onde o acabamento da traseira acaba sendo empobrecido.

Além do mesmo material emborrachado na parte superior, uma faixa de plástico levemente suave ao toque completa uma das texturas do painel e tanto a lateral de porta quanto o apoio de braço possuem couro claro de bastante qualidade e aspecto. A parte inferior é em plástico, mas é algo comum e não é exigível nesse patamar de veículo algo superior.

O modelo também possui bancos em couro claro com costuras laranjas que, particularmente, considero que poderiam ter uma cor mais “convencional”, mas que com a convivência é algo que acaba se acostumando. Surpreende o banco traseiro com três níveis de reclinação para o encosto, potencializando o conforto de quem vai atrás.

Sobre os ocupantes traseiros, o BYD Song Pro dispõe de saídas de ar e duas portas USB, sendo uma do tipo A e outra do tipo C.

Por último, mas não menos importante, as telas do modelo são de qualidade bastante expressiva, mas a central multimídia poderia ter brilho um pouco mais intenso, ficando contrastante em relação ao painel de instrumentos.

Sobre a multimídia, são diversos recursos existentes, entre eles o comando de voz que permite que várias funções do veículo sejam controladas sem uso de botões. É a tradicional tela giratória de 12,8 polegadas, tendo ainda Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de visualização da câmera 360º do modelo que tem função 3D e excelente resolução.

BYD Song Pro 2025 híbrido

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Espaço interno e porta-malas do BYD Song Pro 2025

Com um entre-eixos de 2,71 metros, o BYD Song Pro tem um excelente espaço interno, além de também acomodar três ocupantes no banco traseiro com relativa tranquilidade que, somando com o encosto regulável e com o conforto do material utilizado, proporciona uma vida a bordo bastante tranquila.

Já o porta-malas tem 520 litros de capacidade, a mesma de um sedan como o Fiat Cronos, além de ser 80 litros maior que a do Toyota Corolla Cross e 110 litros maior que a do Jeep Compass. Contudo, falamos de um porta-malas relativamente raso e sem possibilidade de ajuste do piso, o que pode facilitar para colocar alguns objetos, mas dificultar em outros casos. Não há estepe.

BYD Song Pro 2025 híbrido

Conjunto mecânico e autonomia BYD Song Pro 2025

Assim como a dupla King e Song Plus, o Song Pro tem um propulsor 1.5 aspirado por baixo do capô que sozinho gera 98 cavalos e 12,4 kgfm – números bem reduzidos para um modelo desse segmento. Porém, o modelo tende a privilegiar o motor elétrico em seu uso, esse de números bastante superiores, tendo 197 cavalos e 30,6 kgfm de torque instantâneos.

Combinados, rendem ao SUV uma potência de 223 cavalos e 40,8 kgfm de torque (235 cavalos na versão GS), bem mais que os números fornecidos pelo rival da Toyota na versão híbrida (122 cavalos e 16,6 kgfm). Seu 0 a 100 km/h é de 8,3 segundos.

Com relação a autonomia, o modelo tem declarado um surpreendente número de 1.100 km, desde que tanque e bateria estejam cheios, isso pelo ciclo NEDC, adotado na China. De acordo com o ciclo do INMETRO, o BYD Song Pro possui 68 km de autonomia somente no modo elétrico e 780 km contabilizando o motor a combustão.

BYD Song Pro 2025 híbrido

Conclusão

Em duas versões, GL de R$ 189.800 e GS de R$ 199.800, o Song Pro entrega uma lista de equipamentos bem razoável para o seu preço, sendo mais barato que seu rival direto Corolla Cross Hybrid em ambas as opções de acabamento. Com boa oferta de potência e torque, o modelo tende a corresponder no uso, mas é algo que só saberemos com efetividade ao andar no veículo.

O padrão de acabamento adotado é outro fator que chama bastante a atenção e pode ser bastante decisivo na hora da compra, assim como o espaço interno. Contudo, pesa contra o modelo a ausência de assistentes à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.

Esses componentes podem ser vistos em uma série de outros modelos mais baratos que o Song Pro e sequer são opcionais por aqui, algo que também pode pesar na decisão, mas nesse caso, negativamente. Ademais, ele entrega oito anos de garantia sem limite de quilometragem para as baterias e seis anos para o veículo em si, também sem limite de quilometragem.

Fato é que a BYD está em constante expansão no segmento automotivo nacional, o que é altamente louvável, vide a competitividade gerada que só tende a acrescentar para nós consumidores. Ademais, a produção nacional prevista para 2025 deve fazer com que a marca ganhe ainda mais mercado e conquiste a confiança daqueles que ainda não apostaram na marca.

Como o preço vigente é o de pré-venda para as três mil primeiras unidades, ainda fica difícil saber quanto deve custar após o término desse processo, mas provavelmente não será tão acrescido em relação ao praticado hoje, mantendo a ideia do custo x benefício. Ademais, quando for nacionalizado, poderia ser uma alternativa para o público PcD que carece de opções eletrificadas.

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