Em um mercado cada vez mais povoado por SUVs parece certa ousadia uma marca lançar um sedan médio, mas é exatamente isso o que a BYD fez no Brasil. Chegou em junho de 2024 o King, modelo híbrido plug-in para bater de frente com o líder Toyota Corolla.
Em duas versões de acabamento, o King também é o modelo PHEV mais acessível do mercado brasileiro, mas não tem apresentado números de venda tão relevantes assim. Em setembro, por exemplo, emplacou 384 unidades, ficando abaixo do Nissan Sentra com 485 e nem fazendo sombra ao Corolla, que emplacou com 3.515 no mesmo período.
Porém, o King pode ser sim uma boa opção para o cliente de sedan que preza por economia de combustível. Inclusive, a BYD anunciou neste semana, que passou a ofertar o modelo com desconto de fábrica para PcD (pessoas com deficiência).
Então, para quem deseja conhecer todos os detalhes que o modelo oferece, confira o review completo abaixo. Aqui você encontrará todas as especificações técnicas, consumo, dimensões, equipamentos de série, ficha técnica, preços e muito mais.
⇒ Toyota Corolla GLi 2024: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
⇒ Honda City EXL 2024: preço, ficha técnica, equipamentos e mais
Tanto na versão GL quanto na GS, o King dispõe de um motor 1.5 aspirado que atua em conjunto a um propulsor elétrico. Contudo, existem diferenças de números entre elas.
Começando pela GL, de forma combinada, os propulsores geram 209 cavalos e torque de 32,2 kgfm com autonomia declarada de 32 km no modo elétrico. Já na GS os números sobem para 235 cavalos e 33,1 kgfm de torque com autonomia de 80 km no modo elétrico.
Em termos de dimensões, o King tem comprimento total de 4,78 metros, com uma distância entre-eixos de 2,71 metros, largura de 1,83 metro e altura de 1,49 metro. Além disso, seu porta-malas tem 450 litros.
De série, a versão GS do King traz banco elétrico do motorista, central multimídia rotativa de 12,8” com Android Auto/Apple CarPlay, chave presencial com partida por botão, freio de estacionamento elétrico com Auto-Hold, sensor crepuscular, seis airbags, câmera 360º, rodas de liga-leve de 17” e faróis em LED. Além disso, ar-condicionado automático, carregador por indução, entre outros itens.
Já a versão GL do modelo, agrega ar-condicionado de duas zonas, iluminação ambiente e banco elétrico do passageiro.
Por fim, no que diz respeito aos preços, o King GL tem preço público geral de R$ 175.800 e para PcD com o desconto ofertado pela BYD fica por R$ 161.736. O King GS tem preço reduzido de R$ 187.800 para R$ 178.410.
Nas duas versões, o modelo tem as três primeiras revisões gratuitas (três anos ou 36 mil km).
Motor: 1.5 aspirado + elétrico
Potência combinada: 209/235 cavalos
Torque combinado: 32,2/33,1 kgfm
Velocidade Max.: 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,9/7,3s
Transmissão: automática de 1 marcha
Direção: Assistência elétrica
Suspensão: Dianteira independente McPherson com mola helicoidal; Traseira eixo de torção com mola helicoidal
Freios: Dianteiros a disco ventilado; Traseiros a disco sólido
Rodas e Pneus: 215/55 R17
Dimensões gerais: Comprimento 4780 mm; Distância entre-eixos 2718 mm; Largura 1837 mm; Altura 1495 mm
Porta-malas: 450 litros