A Citroën confirma que o seu próximo SUV nacional, o primeiro cupê da marca fabricado no Brasil, terá o nome de Basalt. Até então, o esperado seria algo mais “óbvio”, como C3X, já que no exterior existe um modelo maior de mesma proposta chamado de C4X. Dia 27 de março será sua apresentação, chegando ao mercado no segundo semestre de 2024.
Terceiro modelo da família C-Cubed, ele certamente beberá muito da fonte dos já existentes C3 e C3 Aircross, dividindo sim muitos componentes externos e internos, mas segundo apurações de sites do segmento, a Citroën deverá trazer itens exclusivos ao modelo, como faróis em LED, chave canivete e ar-condicionado digital. Porém, esqueça “luxos”, pois a marca não possui esse posicionamento dentro da Stellantis.
⇒ Citroën C3 Aircross 7 lugares chega a partir de R$ 117.990, confira
⇒ Citroën C3 Aircross é liberado para PcD com isenção e bônus; veja
Mecanicamente, o motor Turbo 200 que equipa modelos da Fiat, bem como o Peugeot 208 e o Aircross deverá fazer parte do Basalt com seus 130 cavalos de potência no etanol e 125 na gasolina com torque de 20,4 kgfm e câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Teoricamente, guardadas as proporções, já que será de um segmento “abaixo”, será um Fastback da Citroën, já que proposta e conjunto mecânico são basicamente iguais.
Ainda não é possível estimar uma faixa de preço para o modelo, mas caso venha a ter esses itens inéditos na família do C3 que já foram citados anteriormente, poderemos ter um carro mais caro que o Aircross em algumas versões. Precisamos aguardar para termos alguma base.