Lançado em 2018, o Fiat cronos chegou para atender a demanda de sedans compactos da marca, buscando oferecer conforto, associado a uma boa oferta de espaço e equipamentos. Para esta avaliação, é claro que a Fiat se preocupou em nos disponibilizar uma unidade topo de linha.
A meta imposta pela Fiat, era de emplacar uma média de 3.000 unidades mês, o modelo fechou 2018 com 29.307 unidades emplacadas, considerando a data de seu lançamento, o modelo teve uma média de 2.930 emplacamentos.
O Fiat Cronos pode se apresentar como uma ótima opção para quem busca uma boa oferta de equipamentos, sem abrir mão do desempenho. Bem equilibrado, o motor 1.8 Etorq EVO de até 139cv reforça essa impressão, com respostas ágeis. O câmbio de seis marchas herdado do Renegade, é bem escalonado, ajudando a reduzir consumo e nível de ruído.
Externamente:
A carroceria, apesar de compacta, tem linhas bem fluídas e atraentes. Os faróis de neblina são posicionados mais para as laterais, logo abaixo dos faróis principais. O capô é exclusivo, um pouco mais avançado em relação à grade se diferencia pelos elementos estilizados.
Na traseira, o destaque são as lanternas com iluminação de LED, pois lembram as do Alfa Romeo Giulia. O para-choque tem pequena grelha similar às dianteiras.
Veja Também
⇒ Fiat Cronos Drive 1.8 Automático – Preço, Fotos e Detalhes
⇒ VW Virtus Sense 1.6 AT6 2019 – Preço, Fotos e Especificações
⇒ VW Polo Sense 200 TSI AT6 2019 – Preço, Fotos e Especificações
Internamente:
Ao entrar, de cara se vê a central multimídia posicionada no centro do painel, mais elevada e sensível ao toque é intuitiva e traz espelhamento para Android Auto e Apple Car Play. Há também câmera de ré.
O porta-malas também é grande: são 525 litros. O Cronos mede 4,36 metros de comprimento, e tem o mesmo entre-eixos do Argo ou seja, 2,52 metros. Já sua largura é de 1,72 metros e tem 1,51 metros de altura. Vão com conforto quatro adultos e uma criança no meio do banco traseiro. Há cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos, além do sistema Isofix.
Ao volante:
O quadro de instrumentos tem boa leitura, e nessa versão Precision com “Kit Tech” traz uma tela em TFT de 7 polegadas. No geral, o carro é estável e agrada. A Suspensão privilegia conforto e o nível de ruído é baixo.
A Direção é bem leve em manobras, em alta velocidade tem um peso ideal. Um item que sentimos falta no dia-a-dia foi a de um baú central entre os bancos da frente para oferecer mais opções de porta-objetos.
Consumo:
A média de consumo com etanol em trajeto misto ficou entre 6.7 km/l, isso, com o ar-condicionado ligado o todo tempo.
Preço:
- Cronos 1.3 MT – R$ 57.990
- Cronos 1.3 Drive MT – R$ 60.790
- Cronos 1.3 Drive GSR – R$ 65.190
- Cronos 1.8 Drive AT – R$ 68.790
- Cronos 1.8 Precision MT – R$ 68.590
- Cronos 1.8 Precision AT – R$ 73.990
- Versão Precicion AT que testamos (Topo) tem preço público de R$ 82.810 – Isento de IPI + Bônus Fiat parte de R$ 69.990.
Conclusão:
Prático no dia a dia, mesmo sob condições de tráfego intenso, o Cronos se apresenta como uma boa opção para atendimento ao mercado PCD. Apresenta um bom conjunto mecânico, respostas satisfatórias é um consumo razoável, atende bem a demandas familiares de espaço. Como fiel da balança, destacamos o custo do veículo que pode colocá-lo em desvantagem e relação a modelos equivalentes.
Nos siga nas redes sociais
⇒ Facebook- Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Instagram – Mundo do Automóvel para PCD
⇒ Youtube – Mundo do Automóvel para PCD